skip to Main Content

Lucro da Braskem aumenta 299% em 2015

A matéria não informa quanto deste aumento de lucro se deve ao regulamento das sacolas, do prefeito Fernando Haddad (PT) de São Paulo, que beneficiou Braskem como única fabricante no Brasil da resina plástica permitida para fabricação de sacolas plásticas, aquelas que são proibidas pela lei do ex prefeito Gilberto Kassab ( PSD).

Braskem tem lucro de R$ 2,9 bilhões em 2015

Beneficiada pela queda nas cotações globais do petróleo, que afetam diretamente o preço da sua principal matéria-prima, a nafta, a Braskem teve lucro líquido de aproximadamente 2,9 bilhões de reais no ano de 2015, o que significou um aumento de 299 % em relação ao lucro do ano anterior, que foi de 726 milhões de reais. A apreciação do dólar no mercado interno também contribuiu para aumentar a competitividade da empresa frente às resinas importadas, o que compensou a retração na demanda interna por resinas, resultante da desaceleração da economia brasileira.

Segundo a empresa, ganhos de eficiência nas linhas de produção, melhores resultados nas unidades dos Estados Unidos e Europa e espaço para aumento das exportações, associados ao efeito positivo do câmbio e dos spreads petroquímicos internacionais, também contribuíram para o resultado de 2015.

Nos EUA e na Europa, as plantas de polipropileno (PP) da Braskem operaram acima de sua capacidade nominal, atingindo taxa média de 101% no quarto trimestre e refletindo tanto uma maior eficiência operacional como também a maior demanda pelo produto nos Estados Unidos. No período, a produção bateu novo recorde e totalizou 510 mil toneladas, alta de 9% sobre igual trimestre do ano anterior. No acumulado do ano, a taxa média de operação das unidades industriais nos EUA e na Europa foi de 98%.

Por conta da fraca demanda brasileira de resinas (PE, PP e PVC), o mercado doméstico teve retração de 7,6% em relação a 2014, somando 4,9 milhões de toneladas. No ano passado, a participação de mercado da Braskem avançou 1 ponto percentual e as vendas da companhia totalizaram 3,4 milhões de toneladas, com queda de 6% em relação a 2014, menor que a retração ocorrida no mercado. De forma a compensar essa queda no front interno, a Braskem aumentou suas exportações de resinas em 28% e de petroquímicos básicos em 1%.

A companhia teve um EBITDA ajustado (geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 9,37 bilhões de reais em 2015, alta de 67% sobre o obtido um ano antes. Os dividendo propostos para o ano de 2015 foram estabelecidos em um bilhão de reais.

Fonte – EmbalagemMarca de 18 de fevereiro de 2016

Boletim do IDEAIS de 22 de fevereiro de 2016

Instituto Ideais
www.i-ideais.org.br
info@i-ideais.org.br
+ 55 (19) 3327 3524

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top