skip to Main Content

Mega vazamento de metano na Rússia

Por Steven Mufson – The Washington Post – 19 de outubro de 2021 – Na manhã de sexta-feira, 4 de junho, um grande vazamento ocorreu em gasoduto subterrâneo que atravessa o antigo estado do Tartaristão. E é enorme! 

Em uma época diferente, o vazamento massivo pode ter passado despercebido.

Mas pairando a 520 milhas acima da Terra, um satélite da Agência Espacial Europeia estava de vigia.
O Copernicus Sentinel-5P, de quatro anos, que orbita o planeta 14 vezes por dia, procura vestígios de metano e outros gases.

Às 11:01 em Moscou, o satélite detectou um vazamento de metano na borda de seu campo de visão.

Em sua próxima passagem, 1 hora e 40 minutos depois, o sensor capturou uma visão ainda maior do vazamento.

Funcionários da gigante do gás natural Gazprom se apressaram para consertar o defeito no duto de aço e conter o fluxo de metano  um gás de efeito estufa invisível, mas poderoso  que escapava para a atmosfera a uma taxa muito alta de aproximadamente 395 toneladas métricas por hora.

Duas semanas depois, após investigações da empresa geoanalítica chamada Kayrros e de jornalistas, a Gazprom reconheceu a liberação colossal do metano, embora a empresa de energia permanecesse em silêncio, se recusando a revelar a localização exata do vazamento.

Mas um fotógrafo do Washington Post, usando imagens de satélite e rastreando coordenadas GPS, encontrou um ponto provável a uma hora de caminhada da via pública mais próxima, 490 milhas a leste de Moscou.

Lá, ele viu um corte profundo e marcas de pneus em uma área com metade de um campo de futebol, flanqueada por placas amarelas alertando sobre oleodutos subterrâneos entre árvores.

Imagem sem legenda

(Arthur Bondar para o The Washington Post)

 

Sobre esta série

O mundo prometeu cortar rapidamente as emissões de gases de efeito estufa nas próximas décadas, mas ainda existe uma grande lacuna entre os compromissos que os países assumiram e as concentrações crescentes de gases que causam o aquecimento do planeta na atmosfera. Na primeira parte de nossa série, Invisível, The Washington Post expõe o abismo entre as emissões de metano relatadas pela Rússia e as leituras que uma nova geração de satélites detectou.

O episódio reflete uma mudança fundamental na política climática.

Muitos países e empresas há muito tempo deturpam ou simplesmente calcularam erroneamente a quantidade de metano baseado em combustível fóssil que deixaram escapar para o ar.

Agora, novos satélites dedicados à localização e medição de gases de efeito estufa estão orbitando a Terra, com mais a caminho.

Essas sentinelas no céu estão pressagiando uma era de transparência de dados, à medida que seus patronos buscam proteger o planeta fechando a lacuna entre a quantidade de metano que os cientistas sabem que está na atmosfera e o que é relatado do solo – indústria por indústria, gasoduto por pipeline, vazamento por vazamento.

Os satélites podem fornecer evidências em tempo real de vazamentos massivos de metano não relatados – e quem é o responsável por eles. Essas informações podem ajudar as autoridades a responsabilizar as empresas poluidoras ou expor os governos que ocultam ou ignoram as emissões perigosas que estão aquecendo o mundo.

“A atmosfera não mente”, disse Daniel Jacob, um cientista atmosférico da Universidade de Harvard que usa medições de satélite para tentar interpretar as emissões mundiais de metano.

As revelações do satélite podem complicar ainda mais uma cúpula climática crítica das Nações Unidas na Escócia em novembro, conhecida como COP26, onde os líderes mundiais enfrentarão pressão para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Muitas nações ainda precisam cumprir as promessas que fizeram quando forjaram o acordo climático de Paris em 2015 – promessas que os negociadores do clima dizem que já são muito baixas para limitar o aquecimento catastrófico.

O metano, o segundo gás de efeito estufa mais abundante depois do dióxido de carbono, é responsável por cerca de um quarto do aquecimento global desde a revolução industrial, de acordo com a NASA.

É o principal componente do gás natural.

Imagem sem legenda

Hoje, o segundo maior produtor de gás natural é a Rússia, alimentada pela prolífica região de Yamal, seguida pelo Irã e seus campos de gás do Golfo Pérsico.

Em seguida, vêm China, Canadá e Qatar, com sua flotilha de navios-tanque de gás natural liquefeito.

Os Estados Unidos, impulsionados pelo Fracking – fraturamento hidráulico horizontal – na Bacia do Permian, no oeste do Texas e no leste do Novo México, continuam sendo o maior produtor mundial de gás natural.

Os cientistas dizem que cortar rapidamente o metano “é muito provável que seja a alavanca mais poderosa” para diminuir a taxa de aquecimento.

Mas eles também documentaram um aumento perturbador e surpreendente nas concentrações atmosféricas nos últimos anos, que eles ainda não identificaram.

O mistério do metano também chamou a atenção dos negociadores do clima, que convergirão em Glasgow com o metano próximo ao topo da agenda.

Antes dessas negociações, os Estados Unidos e a Europa lançaram um Compromisso Global de Metano que visa reduzir as emissões de metano em quase um terço até 2030.

Dezenas de nações, incluindo nove dos 20 maiores emissores do mundo, assinaram o esforço – mas até agora, a Rússia não assinou.

Dada a expansão da indústria de petróleo e gás da Rússia, os observadores da cúpula do clima dizem que persuadir o presidente Vladimir Putin a parar com os vazamentos de dutos de seu país e adiar os planos de aumentar as exportações de gás natural será importante.

O negociador-chefe do clima da Casa Branca, John F. Kerry, passou horas com as principais autoridades russas em busca de um “mapa do caminho”, disse Ruslan Edelgeriyev, enviado presidencial especial para questões climáticas da Federação Russa.

Edelgeriyev disse que, de acordo com o novo estatuto, as exigências de metano da Rússia “serão mais rígidas” porque, ao contrário do dióxido de carbono, o metano não pode ser absorvido pelas florestas.

Em uma declaração conjunta em julho, as duas nações concordaram em cooperar em uma ampla gama de questões climáticas, incluindo limites de metano e monitoramento de emissões por satélite.

“Não estamos tentando esconder nada. Percebemos que existem problemas e estamos tentando encontrar soluções ”, disse Edelgeriyev, admitindo que“ no momento não temos um quadro completo das emissões ”.

Envolto em segredo

O coração do enorme negócio de gás natural da Rússia está em uma península remota maior que a Pensilvânia, que fica ao norte do Círculo Polar Ártico, onde os campos de gás e as rotas tradicionais para rebanhos de renas se cruzam a cada verão. A Península Yamal da Rússia, na Sibéria, abriga 18 campos pertencentes à estatal Gazprom. Eles produziram 100 bilhões de metros cúbicos de gás natural no ano passado – 2,5% da produção global.

As condições são difíceis. No inverno fica escuro por dois meses, as temperaturas podem cair para 55 graus abaixo de zero Fahrenheit e fica congelado de sete a nove meses por ano.

No entanto, mesmo com o aumento das emissões de metano aquecendo o planeta, a Rússia não tem planos de conter a produção de gás natural. O site da Gazprom afirma que pretende operar por mais de 100 anos em Yamal, que na língua indígena Nenets significa “fim da terra”.

Imagem sem legenda

Imagem sem legenda

Imagem sem legenda

A maior parte do gás da Rússia vem da Península Yamal, onde sondas de perfuração como esta no campo de gás Bovanenkovo ​​cortam a paisagem congelada.
Partes do Ártico da Rússia já se aqueceram o dobro ou até o triplo da média global.
Se essa trajetória continuar por um século, esse aquecimento ganhará extensões gigantescas do permafrost ártico, descobrirá ainda mais restos de mamutes, aquecerá terras agrícolas e cidades e derrubará a infraestrutura de petróleo e gás colocadas no solo descongelado e amolecido.
veja a reportagem completa aqui Original

Julie Vitkovskaya, Sarah Dunton e Jordan Melendrez também contribuíram para este relatório.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top