skip to Main Content

Microplásticos encontrado no leite materno pela primeira vez

Por   – The Guardian – 7 de outubro de 2022 – As amostras de leite materno foram coletadas de 34 mães saudáveis, uma semana após o parto. Fotografia: michellegibson/Getty Images

Os microplásticos foram detectados no leite materno humano pela primeira vez, com pesquisadores muito preocupados com os possíveis impactos à saúde dos bebês.

Os bebês são especialmente vulneráveis ​​a contaminantes químicos e os cientistas disseram que mais pesquisas são necessárias com urgência. 

Mas eles enfatizaram que a amamentação continua sendo, de longe, a melhor maneira de alimentar um bebê.

As amostras de leite materno foram retiradas de 34 mães saudáveis, uma semana após o parto em Roma, Itália. 

Microplásticos foram detectados em 75% deles. 

Pesquisas anteriores mostraram efeitos tóxicos de microplásticos em linhas de células humanas, animais de laboratório e vida selvagem marinha, mas o impacto em humanos vivos permanece desconhecido. 

Os plásticos geralmente contêm produtos químicos nocivos, como ftalatos, que já foram encontrados no leite materno antes.

Os cientistas registraram o consumo das mães de alimentos e bebidas em embalagens plásticas e de frutos do mar, bem como o uso de produtos de higiene pessoal contendo plástico. 

Mas eles não encontraram correlação com a presença de microplásticos. 

Isso sugere que a presença exagerada de microplásticos no ambiente “torna a exposição humana inevitável”, disseram os pesquisadores, embora estudos maiores no futuro possam identificar fatores de risco específicos.

Pessoas comem pelo menos 50.000 partículas de plástico por ano, diz estudo

A equipe italiana identificou microplásticos em placentas humanas em 2020

“Assim, a prova da presença de microplásticos no leite materno aumenta nossa grande preocupação com a população extremamente vulnerável de bebês”, disse Valentina Notarstefano, da Università Politecnica delle Marche, em Ancona, Itália.

“Será crucial avaliar maneiras de reduzir a exposição a esses contaminantes durante a gravidez e a lactação”, disse ela. 

“Mas deve-se ressaltar que as vantagens da amamentação são muito maiores do que as desvantagens causadas pela presença de microplásticos poluentes. Estudos como o nosso não devem reduzir a amamentação de crianças, mas sim conscientizar o público para pressionar os políticos a promover leis que reduzam a poluição.”

Outra pesquisa recente revelou que os bebês alimentados com mamadeira provavelmente estão engolindo milhões de microplásticos por dia e que o leite de vaca pode conter microplásticos.

Os alpinistas usam roupas feitas de fibras acrílicas impermeáveis ​​no Balcony, 8.440m acima do nível do mar. Fotografia: Baker Perry/National Geographic

Enormes quantidades de resíduos plásticos são despejadas no meio ambiente e os microplásticos contaminam todo o planeta, desde o cume do Monte Everest até os oceanos mais profundos

Este verme-flecha planctônico, Sagitta setosa, comeu uma fibra plástica azul com cerca de 3 mm de comprimento. Fotografia: Dr. Richard Kirby

As pessoas consomem as minúsculas partículas através de alimentos e água, bem como respirando-as, e elas foram encontradas nas fezes de bebês e adultos.

A pesquisa do leite materno, publicada na revista Polymers, encontrou microplásticos compostos de polietileno, PVC e polipropileno, todos encontrados em embalagens. 

Os pesquisadores não puderam analisar partículas menores que 2 mícrons e é provável que partículas de plástico menores estejam também presentes. 

As amostras de leite materno foram coletadas, armazenadas e analisadas sem o uso de plásticos e amostras de controle também foram processadas para descartar contaminação.

Embora fatores de risco específicos para microplásticos não tenham sido identificados neste pequeno estudo,

Notarstefano disse: “Gostaríamos de aconselhar as mulheres grávidas a prestar mais atenção e evitar alimentos e bebidas embalados em plástico, cosméticos e cremes  contendo microplásticos bem como roupas feitas de tecidos sintéticos.”

Os microplásticos foram revelados no sangue humano em março por uma equipe liderada pelo professor Dick Vethaak, da Vrije Universiteit Amsterdam, na Holanda. 

“O novo estudo fornece evidências preliminares de que os microplásticos estão presentes no leite materno humano, mas, mais estudos com um número maior de amostras e, de preferência, usando outros métodos, são necessários para confirmá-lo”, disse ele. “Estamos trabalhando para coletar esses dados.”

“Estamos vendo somente a ponta do iceberg com relação aos microplásticos. Plásticos de tamanho nano são mais prevalentes e tóxicos. No entanto, é impossível analisar nanoplásticos em matrizes complexas, como o leite materno.”

“Ainda não há conhecimento sobre o possível impacto de microplásticos e contaminantes relacionados no lactente. Portanto, há uma necessidade urgente de mais estudos porque os estágios iniciais da vida, recém-nascidos e crianças pequenas são mais suscetíveis à exposição aos produtos químicos e partículas. Esta deve ser uma prioridade de pesquisa em saúde.”

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top