skip to Main Content

Mutirão implanta sistema agroflorestal na Unicamp

A Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) da Faculdade Estadual de Campinas (Unicamp), localizada no estado de São Paulo, realizou um mutirão para a implantação de um Sistema Agroflorestal – SAF no campo experimental da unidade.

Foram plantadas no espaço cerca de 300 mudas de árvores frutíferas e outras plantas, que nos próximos meses receberão o policultivo de feijão, milho, abóbora, mandioca e hortaliças.

A ação teve a participação de estudantes do curso de Engenharia Agrícola, além de docentes e funcionários da unidade.

Os participantes foram divididos em seis grupos de cinco ou mais pessoas.

Cada grupo ficou responsável pelo plantio de 50 mudas.

Os Sistemas Agroflorestais – SAFs se caracterizam pelo cultivo de árvores e produtos agrícolas em uma mesma área, possibilitando a geração de renda no curto, médio e longo prazo, com a comercialização dos produtos agrícolas, dos frutos das árvores cultivadas e de madeira.

Além disso, os SAFs trazem benefícios ambientais por ampliarem as áreas de cobertura florestal e a diversidade biológica existente em plantações.

Na Feagri, a implantação do SAF integra o projeto de curricularização das atividades de extensão universitária da unidade.

“Essa aproximação com a comunidade externa terá os estudantes como protagonistas. Outra vantagem é a motivação dos alunos, que se interessam mais pelo curso e pelas técnicas de sustentabilidade”, explica o professor Marco Túlio Ospina, coordenador do curso de Engenharia Agrícola.

Foto: Divulgação / Feagri

Plantio Agroglorestal (SAF) – Unicamp

O plantio das árvores compreende a primeira fase de ocupação da área, que depois será ampliada com o cultivo de outras espécies de ciclo longo.

O SAF beneficiará diversas disciplinas do curso, entre elas Sociologia e Extensão Rural, Planejamento Agrícola, Sistemas de Produção e Engenharia Agrícola: Curso e Profissão.

“Além de unidade demonstrativa para produtores agrícolas, o SAF servirá como sala de aula e laboratório, complementando o ensino dos estudantes”, comenta.

Outras ações de integração entre estudantes da Unicamp e produtores rurais também estão previstas para ocorrer na área do SAF.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top