skip to Main Content

Níveis de CO2 e metano na atmosfera atingem novos recordes em 2021

Por NOAA – National Oceanic and Atmospheric Administration – 7 de abril de 2022

Embora o dióxido de carbono permaneça na atmosfera por muito mais tempo, o metano é aproximadamente 25 vezes mais poderoso na retenção de calor na atmosfera

Pelo segundo ano consecutivo, os cientistas da NOAA observaram um aumento anual recorde nos níveis atmosféricos de metano, um poderoso gás de efeito estufa que retém o calor e é o segundo maior contribuinte para o aquecimento global causado pelo homem depois do dióxido de carbono.

A análise preliminar da NOAA mostrou que o aumento anual do metano atmosférico durante 2021 foi de 17 partes por bilhão (ppb), o maior aumento anual registrado desde que as medições sistemáticas começaram em 1983.

O aumento em 2020 foi de 15,3 ppb. Os níveis de metano atmosférico atingiram em média 1.895,7 ppb durante 2021, ou cerca de 162% acima dos níveis pré-industriais.

A partir das observações da NOAA, os cientistas estimam que as emissões globais de metano em 2021 sejam 15% maiores do que no período 1984-2006.

Tendência de CH4: Este gráfico mostra a média global da abundância de metano atmosférico média mensal determinada a partir de locais de superfície marinha desde 1983. Os valores para o último ano são preliminares.

Tendência de CH4: Este gráfico mostra a média global da abundância de metano atmosférico média mensal determinada a partir de locais de superfície marinha desde 1983

Enquanto isso, os níveis de dióxido de carbono também continuam a aumentar a taxas historicamente altas.

A média da superfície global de dióxido de carbono durante 2021 foi de 414,7 partes por milhão (ppm), o que representa um aumento de 2,66 ppm em relação à média de 2020.

Isso marca o 10º ano consecutivo em que o dióxido de carbono aumentou mais de 2 partes por milhão, o que representa a taxa sustentada de aumento mais rápida nos 63 anos desde o início do monitoramento.

Tendência de CO2: Este gráfico mostra a abundância média mensal de dióxido de carbono em média global em locais de superfície marinha desde 1980.

Tendência de CO2: Este gráfico mostra a abundância média mensal de dióxido de carbono em média global em locais de superfície marinha desde 1980. (NOAA Global Monitoring Laboratory)
“Nossos dados mostram que as emissões globais continuam a se mover na direção errada em ritmo acelerado”, disse Rick Spinrad, Ph.D., Administrador da NOAA.
“As evidências são consistentes, alarmantes e inegáveis. Precisamos construir uma Nação Preparada para o Clima para se adaptar ao que já está aqui e se preparar para o que está por vir. Ao mesmo tempo, não podemos mais adiar ações urgentes e eficazes necessárias para resolver a causa do problema – a poluição por gases de efeito estufa”.
O dióxido de carbono continua a ser a maior ameaça da mudança climática

Embora tenha havido um debate científico sobre a causa do aumento contínuo dos níveis de metano, a poluição por dióxido de carbono sempre foi o principal motor das mudanças climáticas causadas pelo homem.

Estima-se que 36 bilhões de toneladas de dióxido de carbono foram emitidas na atmosfera no ano passado pela atividade humana; cerca de 640 milhões de toneladas de metano foram emitidas durante o mesmo período.

O tempo de residência atmosférica do metano é de aproximadamente nove anos, enquanto parte do dióxido de carbono emitido hoje continuará a aquecer o planeta por milhares de anos.

Os níveis atmosféricos de dióxido de carbono são agora comparáveis ​​a onde eles estavam durante o meio da época do Plioceno, cerca de 4,3 milhões de anos atrás.

Durante esse período, o nível do mar era cerca de 75 pés mais alto do que hoje, a temperatura média era 7 graus Fahrenheit mais alta do que nos tempos pré-industriais, e estudos indicam grandes florestas ocuparam áreas do Ártico que agora são tundra.

Dados de CO2: Este gráfico mostra as taxas médias anuais de crescimento de dióxido de carbono, com base em dados médios globais da superfície marinha, desde o início do monitoramento sistemático em 1959. As linhas horizontais indicam as médias decenais da taxa de crescimento.

Dados de CO2: Este gráfico mostra as taxas médias anuais de crescimento de dióxido de carbono, com base em dados médios globais da superfície marinha, desde o início do monitoramento sistemático em 1959. As linhas horizontais indicam as médias decenais da taxa de crescimento. (Laboratório de Monitoramento Global da NOAA)

“O efeito das emissões de dióxido de carbono é cumulativo”, disse Pieter Tans, cientista sênior do Laboratório de Monitoramento Global .

“Cerca de 40% das emissões do Ford Modelo T de 1911 ainda estão no ar hoje. Estamos a meio caminho de dobrar a abundância de dióxido de carbono que estava na atmosfera no início da Revolução Industrial”.

Controle de muitas fontes de metano é tecnicamente possível hoje

Embora o dióxido de carbono permaneça na atmosfera por muito mais tempo, o metano é aproximadamente 25 vezes mais poderoso na retenção de calor na atmosfera e tem uma importante influência de curto prazo na taxa de mudança climática.

O metano na atmosfera é gerado por muitas fontes diferentes, como produção, transporte e uso de combustíveis fósseis, a partir da decomposição de matéria orgânica em áreas úmidas e como subproduto da digestão por animais ruminantes, como vacas.

Determinar quais fontes específicas são responsáveis ​​por variações nos aumentos anuais de metano é complexo, mas os cientistas estimam que a produção e o uso de combustíveis fósseis contribuem com cerca de 30% das emissões totais de metano.

Essas fontes industriais de metano são relativamente simples de identificar e controlar usando a tecnologia atual.

“Reduzir as emissões de metano é uma ferramenta importante que podemos usar agora para diminuir os impactos das mudanças climáticas no curto prazo e reduzir rapidamente a taxa de aquecimento”, disse Spinrad. “Não vamos esquecer que o metano também contribui para a formação de ozônio ao nível do solo, que causa cerca de 500.000 mortes prematuras a cada ano em todo o mundo.”

Pesquisas anteriores de metano da NOAA que utilizaram análises isotópicas de carbono estáveis ​​realizadas pelo Instituto de Pesquisa Ártica e Alpina da Universidade do Colorado indicam que fontes biológicas de metano, como pântanos ou agricultura de ruminantes, são o principal fator de aumentos pós-2006. 

Os cientistas da NOAA estão preocupados que o aumento do metano biológico possa ser o primeiro sinal de um ciclo de feedback causado em parte por mais chuva sobre as zonas úmidas tropicais que estariam em grande parte além da capacidade de controle dos humanos.

“Reduzir as emissões de metano fóssil é um passo necessário para mitigar as mudanças climáticas”, disse Xin Lan, membro do CIRES cientista que trabalha no Laboratório de Monitoramento Global da NOAA . “Mas a extrema longevidade das emissões de dióxido de carbono na atmosfera significa que precisamos reduzir agressivamente a poluição por combustíveis fósseis a zero o mais rápido possível, se quisermos evitar os piores impactos de um clima em mudança”.

A amostragem de ar da NOAA monitora o pulso do planeta

O Laboratório de Monitoramento Global da NOAA coleta anualmente mais de 15.000 amostras de ar de estações de monitoramento em todo o mundo e as analisa em um laboratório de última geração em Boulder, Colorado.

Toda primavera, a NOAA calcula os níveis médios globais de quatro gases de efeito estufa primários – dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e hexafluoreto de enxofre – observados durante o ano anterior.

As médias globais foram calculadas usando amostras de ar de um subconjunto de locais da Global Greenhouse Gas Reference Network, que é composta por quatro observatórios de linha de base da NOAA no Havaí, Alasca, Samoa Americana e Pólo Sul, e de amostras coletadas em cerca de 50 outras cooperativas locais de amostragem em todo o mundo.

As amostras de ar utilizadas para o cálculo são predominantemente ar da camada limite marinha bem misturado, representativo de uma grande região da atmosfera.

Observações sustentadas por muitas décadas, pela NOAA e outros, mostram que a taxa de aumento do dióxido de carbono acompanhou as emissões globais.

Apesar das promessas internacionais de reduzir as emissões, os cientistas do clima não viram nenhum progresso mensurável na redução da poluição por gases de efeito estufa.

“Vai exigir muito trabalho duro para reverter essas tendências, e claramente isso não está acontecendo”, disse Ariel Stein, diretor do Laboratório de Monitoramento Global.

“Portanto, é crucial que continuemos a manter sistemas integrados e robustos de monitoramento e verificação para ajudar a avaliar o estado atual da carga atmosférica de gases de efeito estufa, bem como determinar a eficácia das futuras medidas de redução de emissões de gases de efeito estufa”.

Fonte: NOAA

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top