skip to Main Content

No Dia Mundial dos Oceanos, ONU alerta sobre importância dos recursos marinhos para a economia e a cultura

Eles correspondem a mais de 70% da superfície terrestre.

Mais de 3 bilhões de pessoas dependem de seus recursos para sobreviver.

E são cruciais para a economia e a cultura dos povos.

Neste 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, é exaltada a importância desses gigantescos corpos d’água para a vida na Terra.

Neste ano, o tema da data comemorativa é “O Oceano: Vida e Subsistências” – escolhido para marcar a importância dos oceanos para a vida cultural e a sobrevivência econômica de comunidades em todo o mundo.

Guterres citou a poluição plástica e a sobrepesca, que causa uma perda de quase US$ 90 bilhões ao ano, aumentando a vulnerabilidade das mulheres, que são vitais para a sobrevivência de pequenos negócios pesqueiros.

“Nossos mares estão sufocando com lixo plástico, que pode ser encontrado desde os atóis remotos até as mais profundas fossas oceânicas. Enquanto nos esforçamos pela recuperação da covid-19, vamos também encerrar nossa guerra com a natureza”, definiu o chefe da ONU.

Outra preocupação são as emissões de gás carbônico, que estão aquecendo os oceanos e aumentando os níveis de acidificação, destruindo ainda a biodiversidade e levando à subida do nível do mar, o que ameaça as áreas costeiras que são habitadas.

No ano que vem será celebrada em Portugal a 2ª Conferência dos Oceanos e recentemente o presidente da Assembleia Geral da ONU pediu aos países-membros que “cheguem a Portugal com realizações e progressos que inspirem esperança e otimismo por um melhor futuro” em favor dos oceanos.

Já o ministro do Mar de Portugal, Ricardo Serrão Santos afirmou que no contexto pós-pandemia temos a oportunidade de, mais do que nunca, abordar a questão de conservação e uso sustentável dos oceanos de uma forma eficaz.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top