skip to Main Content

Nova York transformou o maior depósito de lixo do mundo em um oásis verde de plantas nativas

A solução radical para um aterro sanitário nocivo em Staten Island: enterre o lixo, plante grama e não faça nada por 20 anos.
Após o fechamento do maior aterro do mundo, o aterro Fresh Kills, as autoridades do Estado de Nova York e organizações sem fins lucrativos facilitaram uma transição que transformou o que costumava ser um enorme depósito de lixo em um oásis verde para plantas nativas.
All photographs accompanying this article are from an ongoing series documenting the rebirth of Freshkills. <em>New York City Skyline with One World Trade from North Mound, Looking Northeast toward Main Creek and the Greenbelt, Autumn</em>, 2018
Todas as fotos que acompanham este artigo são de uma série em andamento que documenta o renascimento de Freshkills. Horizonte da cidade de Nova York com o One World Trade de North Mound, voltado para o nordeste em direção a Main Creek e Greenbelt, outono de 2018
Estamos falando do antigo aterro Fresh Kills, que antes carregava todo o lixo da cidade de Nova York, um lugar com cheiros pestilentos e cuja vista, feita de pilhas de lixo, teria chegado a 20 andares de altura.

Agora esse aterro, já fechado (desde 2001), foi transformado em uma imensa área verde, três vezes o tamanho do Central Park. O desejo de convertê-lo em parque levou o Departamento de Urbanismo a sediar um concurso internacional de design: o projeto de criação do maior parque de Nova York, ganho pela empresa Field Operations.

<em>North Mound, Winter,</em> 2019

North Mound, inverno, 2019

A conversão, como podemos imaginar, não foi fácil e envolveu não só muito trabalho mas também alguns rebanhos de cabras, introduzidos em 2012 pela sua capacidade de restauração ecológica.

Caminhões carregando milhões de toneladas de terra rica em ferro foram trazidos de Nova Jersey para cobrir as folhas de plástico à prova d’água que, por sua vez, isolavam e “cobriam” as pilhas de lixo, enquanto os tubos de extração de metano carregavam a fumaça dos detritos subterrâneos em Staten Casas na ilha para abastecer aquecedores e fogões.

<em>Influent, Sec. 6-7, 1-9,</em> 2020

Influente, Sec. 6-7, 1-9, 2020

Mais tarde, árvores foram plantadas e calhas de concreto construídas para canalizar rapidamente a água da chuva para longe dos montes de lixo.

A vegetação, que hoje cobre cerca de 150 milhões de toneladas de lixo, foi garantida em toda a área graças à redescoberta de espécies herbáceas nativas que também fornecem o habitat perfeito para as aves da região.

 

<em>South Mound at Sundown,</em> 2019

South Mound ao entardecer, 2019

<em>Old Landscape with New Interior Road and Gabion Wall, West Mound,</em> 2019

Antiga paisagem com nova estrada interna e parede de Gabião, West Mound, 2019

<em>Leachate Plant – Veteran’s Avenue Laboratory,</em> 2020

Planta de chorume – Laboratório da Avenida dos Veteranos, 2020

<em>Leachate Plant Maintenance Shop,</em> 2018

Oficina de manutenção da planta de chorume, 2018

Faltam ainda alguns meses para a reabertura oficial da área, o plano prevê uma inauguração em várias fases: a partir da Fase 1 do Parque Norte, em que 21 hectares serão abertos ao público na próxima primavera, até a final que será estar acessível a todos os 2.200 acres do parque (até 2036).

O site Freshkills Park traz algumas imagens que permitem entender melhor a extensão da transformação, deixando você imaginar o que existia antes.

Uma transformação lenta, difícil mas extremamente importante de uma área que é assim reavaliada e devolvida aos cidadãos.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top