skip to Main Content

O Futuro Pertence à Energia Renovável na Groenlândia

Por Andrea Germanos – Common Dreams – “Boas notícias!” exclamou um grupo jurídico internacional. – Foto: Ulrik Pedersen / NurPhoto via Getty Images

Icebergs perto de Ilulissat, Groenlândia, foram vistos em 16 de maio de 2021. A emergência climática está tendo um efeito profundo na Groenlândia com geleiras e a calota polar da Groenlândia recuando.

A Groenlândia anunciou na quinta-feira uma suspensão em novas explorações de petróleo e gás, citando as mudanças climáticas e outros impactos ambientais.
O governo da Groenlândia, um território autônomo dependente da Dinamarca, considerou a medida necessária para abandonar os combustíveis fósseis.
Embora a Groenlândia não tenha depósitos de petróleo conhecidos em seu território, o recuo do gelo marinho pode revelar muitos recursos inexplorados. (Felix Linhardt / Universidade de Kiel)

“O futuro não está no petróleo. O futuro pertence às energias renováveis, e, nesse aspecto temos muito mais a ganhar”, o governo Greenland, Naalakkersuisut, disse em um comunicado.

Um comunicado do governo publicado em inglês aponta para dados geológicos federais que mostram que pode haver 18 bilhões de barris de petróleo na costa oeste do país, bem como possibilidade de “grandes depósitos” na costa leste da ilha.

“No entanto”, diz o comunicado, “o governo da Groenlândia acredita que o preço da extração do petróleo é muito alto.

Isso se baseia em cálculos econômicos, mas as considerações sobre o impacto no clima e no meio ambiente também desempenham um papel central na decisão”.

De acordo com a Associated Press,

Nenhum petróleo foi encontrado ao redor da Groenlândia, mas as autoridades locais viram vastas reservas com grande potencialmente como forma de ajudar os groenlandeses a realizar seu sonho antigo de independência da Dinamarca, cortando o subsídio equivalente a cerca de US$ 680 milhões do governo dinamarquês todos os anos.

“Como sociedade, devemos ousar parar e nos perguntar por que queremos explorar um recurso”, disse Naaja H. Nathanielsen, ministro da habitação, infraestrutura, recursos minerais e igualdade de gênero. 

“A decisão é baseada em percepções atualizadas e na crença de que é a coisa certa a fazer? Ou estamos apenas continuando os negócios como de costume?”

“É a posição do governo da Groenlândia”, disse Nathanielsen, “que nosso país fica melhor se focar no desenvolvimento sustentável, como o potencial para energia renovável”.

Pele Broberg, ministro dos Negócios, Comércio, Relações Exteriores e Clima da Groenlândia, diz que a decisão é focar na boa economia.

“Os investimentos internacionais no setor de energia nos últimos anos estão se afastando do petróleo e gás para as energias renováveis. Por isso, é natural que valorizemos os negócios nas oportunidades do futuro e não nas soluções do passado”, afirmou.

“A decisão de interromper a exploração de petróleo também é a história de uma população que coloca o meio ambiente em primeiro lugar”, disse Broberg.

Os candidatos do partido groenlandês Siumut distribuem panfletos em Nuuk, na Groenlândia, na quarta-feira. O território autônomo dentro do Reino da Dinamarca, Groenlândia, realizará a eleição para seu Parlamento composto por 31 membros, em 6 de abril. (Emil Helms / Ritzau Scanpix / AP)

O partido esquerdista Inuit Ataqatigiit [Partido da Comunidade do Povo] da Groenlândia ganhou o controle do governo após as eleições de abril, que alguns viram como um referendo sobre a mineração adicional de elementos de terras raras e urânio. O Partido Ataqatigiit havia feito campanha contra um grande projeto de mineração em Kvanefjeld.

Mikaa Mered, palestrante sobre assuntos do Ártico na escola de negócios HEC em Paris, disse à Reuters após a eleição que “os groenlandeses estão enviando uma mensagem forte de que não vale a pena sacrificar o meio ambiente para alcançar a independência e o desenvolvimento econômico”.

O comunicado de quinta-feira também anunciou o lançamento de um projeto de lei para proibir a investigação preliminar, exploração e extração de urânio.

A proibição de futuras perfurações de petróleo ocorre em meio a uma série de eventos climáticos extremos e mudanças planetárias ligadas à crise climática, incluindo o que os pesquisadores dizem ser uma desestabilização da camada de gelo da Groenlândia.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top