skip to Main Content

O gelo do mundo está derretendo 65% mais rápido do que na década de 1990

Por – EcoWatch –

Estudo inédito examinou os registros de satélite para ver como a crise climática está afetando todo o gelo do planeta.
Alabama Tornado Kills One, Injures 30
Tornado mortal pousou perto da cidade de Fultondale, Alabama, em 25 de janeiro de 2021. Justin1569 / Wikipedia Commons / CC BY-SA 3.

A resposta? Bastante. A taxa de perda de gelo em todo o mundo aumentou mais de 60% nas últimas três décadas, revelou o estudo publicado na The Cryosphere na segunda-feira (25/01/2021).

“As camadas de gelo estão agora partindo para os piores cenários de aquecimento climático estabelecidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas”, disse o Dr. Thomas Slater, autor do estudo e pesquisador do Centro de Observação e Modelagem Polar de Leeds em um comunicado de imprensa de Leeds. “O aumento do nível do mar nesta escala terá impactos sérios nas comunidades costeiras neste século.”

 

Estudos anteriores usaram dados de satélite para avaliar a perda de gelo de fontes individuais, como calotas polares, explicou o Guardian .

 

Global ice loss increases at record rate

No entanto, este é o primeiro a considerar todas as fontes de perda de gelo.

O estudo descobriu que o mundo perdeu cerca de 31 trilhões de toneladas de gelo entre 1994 e 2017.

Durante esse tempo, a taxa de perda de gelo também aumentou 65%, de 0,9 trilhão de toneladas por ano para 1,4 trilhão de toneladas por ano.

Veja a explicação de Alex Belini

 

A perda de gelo dos mantos polares na Antártica e na Groenlândia contribuiu amplamente para esse número, afirma o comunicado de imprensa.

O jornal também detalhou quais fontes haviam perdido mais gelo em termos totais entre 1994 e 2017. Os valores são aproximados e em toneladas americanas:
  1. Gelo marinho ártico : 8,4 trilhões
  2. Plataformas de gelo da Antártica: 7,2 trilhões
  3. Geleiras de montanha : 6,7 trilhões
  4. Manto de gelo da Groenlândia: 4,2 trilhões
  5. Manto de gelo da Antártica: 2,8 trilhões
  6. Gelo marinho do Oceano Antártico: um trilhão

O estudo também examinou a principal causa do derretimento do gelo para cada fonte, de acordo com o comunicado à imprensa.

Para o gelo do mar Ártico e as geleiras das montanhas, o aumento da temperatura atmosférica causou o derretimento.

Para a camada de gelo da Antártica, o aumento da temperatura do oceano tem sido a principal causa.

E para o manto de gelo da Groenlândia e as plataformas de gelo da Antártica, o derretimento foi aumentado por uma combinação dos dois.

Ao todo, o derretimento da Antártica, Groenlândia e geleiras das montanhas aumentaram o nível do mar em cerca de 34,6 milímetros, concluiu o estudo.

Embora isso possa não parecer muito, cada centímetro de aumento do nível do mar coloca cerca de um milhão de pessoas que vivem em áreas baixas sob o risco de serem inundadas e serem obrigadas a abandonar suas casas, disse o comunicado à imprensa.

Além disso, o aumento do nível do mar não é a única ameaça do derretimento do gelo.

 

O gelo do mundo está derretendo 65 por cento mais rápido do que na década de 1990
O derretimento do gelo forma um lago em gelo flutuante preso no Ilulissat Icefjord durante um clima excepcionalmente quente em 30 de julho de 2019 perto de Ilulissat, Groenlândia. Sean Gallup / Getty Images

“Além de contribuir para o aumento global do nível médio do mar, as geleiras das montanhas também são essenciais como recurso de água doce para as comunidades locais”, disse Inès Otosaka, co-autora do relatório e pesquisadora PhD em Leeds, no comunicado à imprensa. “O recuo das geleiras ao redor do mundo é, portanto, de importância crucial em escala local e global.”

O derretimento do gelo marinho do Ártico também é um problema porque reduz a cobertura de gelo que reflete a energia solar de volta ao espaço.

“À medida que o gelo marinho diminui, mais energia solar é absorvida pelos oceanos e pela atmosfera, fazendo com que o Ártico aqueça mais rápido do que em qualquer outro lugar do planeta”, explicou a Dra. Isobel Lawrence, coautora e pesquisadora do Leeds, no comunicado à imprensa. “Isso não apenas está acelerando o derretimento do gelo marinho, mas também aumentando o derretimento das geleiras e mantos de gelo, que fazem com que o nível do mar suba ainda mais.”

O cientista climático Gavin Schmidt, que não esteve envolvido no estudo, chamou isso de “um relato completo de como o gelo está desaparecendo do Ártico, da Antártica e das cadeias de montanhas”.

No entanto, ele discordou da afirmação do jornal de que o derretimento do gelo marinho flutuante não contribui diretamente para o aumento do nível do mar. Ele apontou para um artigo de 2007 que concluiu que se todo o gelo marinho atualmente flutuante derretesse, o nível do mar subiria cerca de quatro centímetros. Slater concordou que a linguagem deveria ser mudada para deixar claro que o derretimento do gelo marinho flutuante contribui pouco para o aumento do nível do mar em sí.

Original

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top