skip to Main Content

O impacto do glitter no meio ambiente

Fonte: Pixabay

Você já pensou como pequenas atitudes suas podem impactar muito o meio-ambiente? O glitter, que parece tão inofensivo, pode ter um impacto ambiental gigantesco, principalmente nos oceanos.

Como o glitter é fabricado

A produção do glitter começa com bobinas de plástico, PET ou PVC,  que irão ser metalizadas com alumínio. Depois disso, ocorre a impressão dessas bobinas, com o intuito de produzir cores diferentes. O gif abaixo mostra as folhas já metalizadas saindo da impressão.

Resultado de imagem para how glitter is made

Após este processo, o glitter deve ser cortado em um formato bem específico para obter o brilho e reflexividade requeridos, que é o formato de um hexágono. Além disso, é o formato que gera menor desperdício. No final do processo, uma partícula irá possuir 0,25 mm em média.

Impacto ambiental do glittler

Os microplásticos, grupo no qual o glitter se encaixa, são partículas com menos de 5 mm de diâmetro e que não são filtradas nos nossos sistemas de esgotos. Dessa forma, elas acabam tendo como destino final o oceano.

Como foi apontado em uma reportagem da BBC, um estudo do ano de 2015 realizado pelo Imperial College London junto com outros especialistas mundiais, diz que já possuimos entre 15 e 51 trilhões de partículas no nosso oceano. No post Os polímeros e a poluição falamos já um pouco sobre como e porque os polímeros estão agredindo o meio ambiente e também citamos uma fonte na qual diz que se a gente não achar uma solução, em 2050 teremos mais quilos de plástico no oceano do que de peixe.

Esses materiais acabam matando milhões de animais todos os anos e ainda nos afetam ao chegar em nossas mesas, para aqueles que consomem peixes e outros animais provenientes do mar.

Por isso, alguns países países já proibiram cosméticos que contém microplásticos ou estão para proibir, como no Reino Unido, onde serão banidos a partir de julho.

Alternativas

Na hora de comprar glitters existe a opção biodegradável, que pode ser feito, por exemplo, de alumínio com um extrato do eucalípto. Para ser fabricado, o extrato é metalizado com uma fina camada de alumínio e então colorido.

Porém para aqueles que são feitos com polímeros supostamente biodegradáveis, é bom manter um pé atrás, já que existem poucas evidências que o plástico irá se degradar rápido o bastante para não causar danos ao meio ambiente. Então o melhor é utilizar aqueles fabricados com matérias-primas naturais.

Referências

Fábrica da Zona Leste de SP explica como é feito o glitter

Como seu glitter no Carnaval chega aos peixes no Oceano

The Guardian – Plastic microbeads ban enters force in UK

BBC – Plastic microbead ban: What impact will it have?

The eco-friendly guide to glitter

Fonte – Engenheiro de Materiais de 21 de fevereiro de 2019

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top