skip to Main Content

O mundo pode ultrapassar temporariamente a meta do aquecimento 1.5°C nos próximos 5 anos

A Organização Meterológica Mundial e o Departamento de Metais da Grã-Bretanha disseram que havia 40% de chance da temperatura global média anual ultrapassar 1,5°C acima das temperaturas pré-industriais – o limite de aquecimento do acordo climático de Paris.

De acordo com a previsão climática global atualizada do Met Office, há 90% de chance de pelo menos um ano entre 2021-2025 ser o mais quente já registrado.

A temperatura global média anual nos próximos cinco anos será pelo menos 1°C mais quente do que os níveis pré-industriais, dentro de uma faixa de 0,9° C a 1,8° C mais quente, conforme o relatório.

“Essas são mais do que apenas estatísticas”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

“O aumento das temperaturas significa mais derretimento do gelo, níveis mais elevados do mar, mais ondas de calor e outras condições climáticas extremas, e maiores impactos na segurança alimentar, saúde, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.”

O marco do acordo climático de Paris em 2015 viu as nações se comprometerem a limitar o aumento da temperatura global para “bem abaixo” de 2°C acima dos níveis pré-industriais.

O acordo visa um limite mais seguro de 1,5° C, mas as promessas feitas pelas nações sob o acordo de Paris até o momento deixam a Terra a caminho do aquecimento quase o dobro disso até o final do século.

Há uma chance de 90 por cento de pelo menos um ano entre 2021-2025 ser o mais quente já registrado, de acordo com u do Met Office

Há uma chance de 90 por cento de pelo menos um ano entre 2021-2025 ser o mais quente já registrado, de acordo com as previsões atualizadas do Met Office.

Joeri Rogelj, diretor de pesquisa do Grantham Institute do Imperial College London, disse que um único ano acima de 1,5°C não significa que as metas de Paris foram violadas.

“Mas isso é, no entanto, uma notícia muito ruim”, disse ele.

“Isso nos diz mais uma vez que a ação climática até o momento é totalmente insuficiente e as emissões precisam ser reduzidas urgentemente a zero para deter o aquecimento global.”

Relatório da ONU: Aumento do aquecimento aproximando-se do limite acordado

Inevitável

O Global Annual to Decadal Climate Update, lançado na quinta-feira, mostrou que a chance de violação de 1.5°C praticamente dobrou em comparação com uma avaliação semelhante feita no ano passado. (Baixe aqui o relatório)

A OMM disse que esse aumento deveu-se em grande parte a conjuntos de dados aprimorados usados ​​para prever temperaturas, ao invés de um aumento repentino na taxa de aquecimento global.

Ele disse que a nova avaliação mostrou uma maior probabilidade de ciclones tropicais no Atlântico, bem como o aumento das chuvas nas regiões de alta latitude e no Sahel em comparação com o passado recente.

Ed Hawkings, cientista de pesquisas climáticas da Universidade de Reading, disse que a avaliação de quinta-feira foi “uma indicação de que estamos nos aproximando rapidamente dos níveis de temperatura que o Acordo de Paris pretende evitar”.

Ele disse que alguns meses de 2016 – o ano mais quente já registrado – já haviam ultrapassado a marca de aquecimento de 1,5°C.

“Como as temperaturas globais continuam subindo, é inevitável que continuemos a cruzar temporariamente 1,5°C antes de excedê-lo por períodos mais longos”, disse ele.

“Para limitar o aquecimento global a 1,5°C – ou o que as partes do Acordo de Paris pensaram quando o assinaram – precisamos pisar no freio nas emissões de gases efeito estufa agora e parar o aquecimento global nos próximos 30 anos ou mais,” disse Myles Allen, professor de ciência do geossistema na Universidade de Oxford.

“Isso não mudou, exceto pelo fato de que cinco anos já se passaram desde o Acordo de Paris e ainda estamos falando apenas em pisar no freio.”

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top