skip to Main Content

O primeiro armazenamento comercial de energia térmica baseado em areia do mundo está em operação

BBC News – Site Polar Night Energy – 6 de julho de 2022

O primeiro armazenamento comercial de calor de alta temperatura à base de areia da Polar Night Energy está agora em operação na área da usina de Vatajankoski.

O armazenamento de calor, que tem cem toneladas de areia em seu interior, está produzindo aquecimento para uso urbano de baixa emissão de carbono para a cidade de Kankaanpää, no oeste da Finlândia.

A BBC fez uma matéria sobre a solução de armazenamento de calor da Polar Night Energy (Veja no final da matéria).

A Polar Night Energy e a Vatajankoski, uma empresa de energia com sede no oeste da Finlândia, construíram juntos um armazenamento de energia térmica à base de areia.

É a primeira solução comercial do mundo para armazenar eletricidade na areia como calor para ser usado posteriormente em uma rede de aquecimento urbano.

O armazenamento, com o sistema de armazenamento de calor patenteado da Polar Night Energy no interior, está localizado na área da usina de Vatajankoski e fornece calor para a rede de aquecimento urbano de Vatajankoski em Kankaanpää.

A construção do armazém correu bem, sobretudo tendo em conta que a solução é completamente nova. Conseguimos colocar tudo em ordem apesar de alguns desafios e um pequeno atraso. Agora a areia já está quente, diz o cofundador e CTO da Polar Night Energy, Markku Ylönen, e continua:

Já aprendemos que nosso sistema tem ainda mais potencial do que havíamos calculado inicialmente. Tem sido uma surpresa positiva.

O tamanho do armazenamento de calor de cerca de 4 metros de largura e 7 metros de altura em recipiente de aço que possui um sistema automatizado de armazenamento de calor e uma centena de toneladas de areia no interior.

Como material, a areia é durável e barata e pode armazenar muito calor em um pequeno volume a uma temperatura de cerca de 500 a 600 graus Celsius.

Um pequeno monte de areia que sobrou do armazenamento de calor.

O acumulador de calor tem 100 kW de potência de aquecimento e 8 MWh de capacidade energética.

Esta inovação faz parte da transição energética inteligente e ecologica. Os armazenamentos de calor podem ajudar a aumentar a disponibilidade das energias renováveis ​em tempos ​intermitentes na rede elétrica local. Ao mesmo tempo, podemos preparar o calor residual para um nível suficiente para aquecer uma cidade. Este é um passo lógico para a produção de calor sem o uso de combustível fóssil, diz Ylönen.

A Vatajankoski usa o calor fornecido pelo armazenamento para preparar o calor residual recuperado de seus servidores de dados destinados à computação de alto desempenho.

Dependendo da estação, a temperatura do calor residual de 60 graus dos servidores deve ser aumentada para 75–100 graus antes de ser alimentado na rede de aquecimento urbano.

BBC News fez uma história sobre a “Bateria de Areia” da Polar Night Energy

A BBC, a emissora nacional do Reino Unido, nos visitou na Finlândia.

Durante dois dias de filmagem, o correspondente ambiental da BBC Matt McGrath e o cinegrafista Tony Jolliffe examinaram o piloto da Polar Night Energy em Hiedanranta,

Tampere e o armazenamento de calor em Vatajankoski, Kankaanpää.

O correspondente ambiental da BBC Matt McGrath (no meio) e o cinegrafista Tony Jolliffe (à direita) entrevistando o cofundador e CEO da Polar Night Energy, Tommi Eronen (à esquerda).

Eles entrevistaram uma especialista em energia e clima Elina Seppänen da cidade de Tampere e o diretor administrativo Pekka Passi de Vatajankoski, além dos fundadores da empresa Markku Ylönen e Tommi Eronen.

No segundo dia, fizemos uma viagem a um lugar onde eles estão utilizando o calor: a piscina do salão de natação de Kankaanpää é aquecida por aquecimento urbano de Vatajankoski.

Portanto, era natural (e engraçado) que parte da história fosse filmada em uma piscina de água morna.

Dentro do artigo, Pekka Passi, de Vatajankoski, diz à BBC que o armazenamento está funcionando bem e faz um comentário apropriado:

“A ideia é meia louca, mas realmente é um sucesso”

Veja mais sobre esta bateria termica de areia nesta reportagem

Confira a notícia da BBC News, BBC World ou BBC YouTube Channels.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top