skip to Main Content

O que você precisa saber sobre Polímeros biodegradáveis

Por Informativo RES Brasil

Os polímeros são estruturas macromoleculares formadas pela repetição de unidades menores chamadas monômeras.

Eles desempenham um papel essencial em inúmeras aplicações da vida moderna. Essas substâncias versáteis e intrigantes têm uma presença significativa em diversos setores, desde a produção de embalagens até a medicina e a indústria automotiva.

Existem dois tipos principais: polímeros sintéticos, produzidos por meio de reações químicas controladas; e polímeros naturais, encontrados na natureza (fonte: Exame).

De acordo com um relatório de 2023 da Mordor Intelligence, o tamanho do mercado de polímeros biodegradáveis deve crescer de 0,71 milhão de toneladas em 2023 para 1,85 milhão de toneladas até 2028, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 21,10% durante esse período.

Esses polímeros são vistos como vantajosos em relação aos não biodegradáveis, por serem menos tóxicos e terem menos efeitos secundários, além de ajudarem na adesão do paciente e na estabilização de medicamentos.

Além disso, a European Bioplastics prevê que a capacidade global de produção de bioplásticos, dos quais os polímeros biodegradáveis representam cerca de 40% do mercado, deve aumentar de 2,2 milhões de toneladas em 2022 para 6,3 milhões de toneladas em 2027, com cerca de 50% desse volume sendo utilizado no mercado de embalagens, o maior segmento da indústria de bioplásticos​.

Para saber mais sobre este tema, no post de hoje vamos entender o que são polímeros, para que servem os polímeros biodegradáveis e seus maiores benefícios.

Como os polímeros são formados?

Existem duas bases de formação para os polímeros.

Os orgânicos são aqueles formados por moléculas naturais, como proteínas, borracha, amido, celulose, glicogênio, entre outros.

Já os artificiais, chamados também de sintéticos, são formados em laboratórios com o objetivo de imitar os polímeros naturais e assim, formar materiais utilizados como base para desenvolver novas aplicações, como, por exemplo, policloreto de vinila, polipropileno e polietileno (fonte: STC).

Quais os tipos de polímeros existentes?

Como já vimos, os polímeros, macromoléculas formadas por unidades menores chamadas monômeras, apresentam uma diversidade notável, cada tipo atendendo a necessidades específicas em diferentes setores.

Vamos conhecer alguns dos principais tipos de polímeros existentes:

Polímeros termoplásticos

Caracterizados por sua capacidade de amolecimento e moldagem repetitiva quando aquecidos, os termoplásticos são amplamente utilizados em embalagens, utensílios domésticos e componentes automotivos.

Exemplos incluem polietileno, polipropileno e policloreto de vinila (PVC).

Polímeros termorrígidos

Ao contrário dos termoplásticos, os termorrígidos mantêm sua forma permanente após a moldagem inicial. Essa categoria inclui poliuretanos, epóxis e baquelite.

São frequentemente utilizados em produtos eletrônicos, revestimentos e componentes estruturais.

Polímeros biodegradáveis

Com crescente preocupação ambiental, os polímeros biodegradáveis ganham destaque.

Produzidos a partir de fontes renováveis, como amido de milho ou cana-de-açúcar, esses polímeros degradam-se naturalmente, reduzindo o impacto ambiental.

O que são polímeros biodegradáveis?

Os polímeros biodegradáveis são materiais que se degradam em dióxido de carbono, água e biomassa, como resultado da ação de organismos vivos ou enzimas.

Em condições favoráveis de biodegradação, podem ser completamente degradados em semanas.

Os polímeros biodegradáveis podem ser naturais ou sintéticos.

Eles podem ser derivados das seguintes fontes:

  • Fontes renováveis de origem vegetal como milho, celulose, batata, cana-de-açúcar;
  • Sintetizados por bactérias;
  • Derivados de fonte animal como a quitina, quitosana ou proteínas;
  • Obtidos de fontes fósseis, como o petróleo.

Para que servem os polímeros biodegradáveis?

Como vimos, eles são produzidos a partir de fontes renováveis, como plantas, e podem ser utilizados em diversos produtos, como embalagens, sacolas, produtos para a agricultura e produtos de consumo.

Algumas das aplicações mais comuns dos polímeros biodegradáveis incluem:

  • Embalagens: os polímeros biodegradáveis são uma alternativa mais sustentável aos plásticos convencionais, pois se decompõem em um período de tempo relativamente curto, evitando que se acumulem no meio ambiente e causem poluição. Eles podem ser usados para fabricar embalagens de alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal e outros produtos.
  • Materiais de construção: os polímeros biodegradáveis podem ser usados para fabricar materiais de construção, como telhas, tijolos e concreto. Eles são uma alternativa mais sustentável aos materiais de construção convencionais, pois podem ser produzidos a partir de fontes renováveis e se decompõem naturalmente no meio ambiente.
  • Produtos de consumo: os polímeros biodegradáveis podem ser usados para fabricar uma variedade de produtos de consumo, como utensílios domésticos, brinquedos e roupas. Eles são uma alternativa mais sustentável aos produtos de consumo convencionais, pois se decompõem naturalmente no meio ambiente.

Quais os principais benefícios dos polímeros biodegradáveis?

Os polímeros biodegradáveis apresentam diversos benefícios em relação aos polímeros convencionais, como o plástico. Entre eles, destacam-se:

  • Menor impacto ambiental: os polímeros biodegradáveis se decompõem em um período de tempo relativamente curto, evitando que se acumulem no meio ambiente e causem poluição.
  • Redução do uso de recursos naturais: a produção de polímeros biodegradáveis requer o uso de menos recursos naturais, como petróleo e gás natural.
  • Maior sustentabilidade: os polímeros biodegradáveis são uma opção mais sustentável para o meio ambiente.

Por isso, o uso de polímeros biodegradáveis está crescendo em todo o mundo. Isso se deve à crescente conscientização sobre os impactos ambientais do descarte de resíduos plásticos.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top