skip to Main Content

ONGs ligam empresa global ao desmate de 26 mil ha de Cerrado

Por ALDEM BOURSCHEIT · Eco – 28 de junho de 2023 – Grandes compradores de soja na União Europeia poderão deixar de comprar a soja exportada desde fazendas no Matopiba – O Matopiba é um grande foco de desmatamento do Cerrado pelo avanço do agronegócio. Foto: Divulgação / Mighty Earth

Um relatório das ongs Mighty Earth, Aid Environment, Instituto Centro de Vida (ICV) e da Repórter Brasil conecta a produção de soja da multinacional Bunge ao desmatamento de 26 mil ha de Cerrado no Matopiba, região entre Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Em resposta à Mighty Earth, a Bunge confirmou a compra recente de soja diretamente de quatro das oito fazendas identificadas com desmate, mas não nomeou as propriedades e nem indicou se as outras quatro eram seus fornecedores indiretos.

O relatório foi repassado a 100 empresas do setor de alimentação na Europa.

Dessas, 56 responderam e cinco confirmaram ligações com a soja da Bunge em suas cadeias de fornecimento.

Carrefour e Casino, na França, Ahold Delhaize e Jumbo, na Holanda, e Aldi South, na Alemanha, afirmaram que irão investigar os casos de desmate apresentados, cobrando respostas da Bunge.

A principal produtora de carne suína da França, a Cooperl, disse que já não compra soja da Bunge devido a outros casos que relacionam a empresa com o desmatamento.

Para a Mighty Earth, as medidas comerciais refletem o que virá quando mais blocos econômicos demandarem importações livres de impactos como desmatamento, como já encaminha a União Europeia.

As regras, todavia, por enquanto abrangem apenas “florestas”, deixando ¾ do Cerrado desprotegidos. Mais informações aqui.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top