skip to Main Content

Os alemães e sua montanha de embalagens no lixo

Bildergalerie Verpacktes Essen (DW/A. Maciol)

Ao mesmo tempo em que é uma meca da reciclagem, Alemanha é também a número um na produção per capita de embalagens na Europa. E tentar evitar essa montanha de lixo é mais difícil do que parece.

Os alemães são conhecidos como ávidos separadores dos diversos tipos de lixo e por reciclarem meticulosamente. De fato, o país é um dos campeões de reciclagem no mundo, reutilizando cerca de metade de seus resíduos. No entanto, números recentes da organização ambiental alemã Deutsche Umwelthilfe (DUH) mostram que a Alemanha também é boa – até demais – na produção de lixo.

De acordo com a DUH, cada cidadão produz uma média de 213 quilos de resíduos de embalagens por ano, ou mais de 600 gramas por dia. Em comparação com a França (185 quilos), Áustria (150 quilos) e Suécia (109 quilos), a Alemanha ocupa o primeiro lugar na Europa em embalagens postas no lixo.

E o problema está aumentando: os resíduos de embalagens cresceram 13% no país, na última década, refletindo uma tendência mundial. Mas, enquanto as empresas lucram com mais embalagens, o governo está lutando para conter a crescente quantidade de resíduos por meio de regulamentações.

Lucrando com excesso de embalagens

Por um lado, “há uma clara tendência a dividir os produtos previamente em porções, que vão ficando cada vez menores, o que resulta em quantidades enormes de embalagens”, explica Thomas Fischer, da DUH. Essa divisão em porções atende ao crescente número de pessoas vivendo sozinhas, mas as companhias também a praticam para aumentar sua margem de lucro ou disfarçar a redução do tamanho de seus produtos.

defaultUso de garrafas reutilizáveis reduziu-se drasticamente na Alemanha

Um bom exemplo é a popular cápsula de café: as porções pré-embaladas usam 16 vezes mais embalagem do que o pó empacotado da maneira convencional, mas garantem aos fabricantes um faturamento até quatro vezes maior.

Fatores de mercado igualmente corroeram o sistema alemão de reutilização de frascos de bebidas. O que já foi um sistema modelar está sendo cada vez mais deixado de lado, à medida que as empresas priorizam as garrafas descartáveis, que são mais baratas e, uma vez esmagadas, dispensam custosos espaços de armazenamento.

Cerca de 25 anos atrás, mais de 90% da água mineral era vendida pelo sistema de depósito – em que o consumidor paga um valor a mais ao comprar garrafas reutilizáveis e recebe esse dinheiro de volta ao devolvê-las nos mercados. Agora, a proporção é inferior a 30%. As redes de supermercados populares Aldi e Lidl suspenderam inteiramente o uso de garrafas reutilizáveis.

Empresas dão pequenos passos

De acordo com um estudo do Instituto do Clima, Meio Ambiente e Energia de Wuppertal, as empresas poderiam reduzir fácil e imediatamente os recursos utilizados em embalagens em 20% se as reprojetassem para ser mais eficientes e ecológicas.

defaultCápsulas produzem 16 vezes mais lixo do que pó de café em pacotes

Alguns exemplos têm aparecido no mercado, como desodorantes spray com a mesma quantidade de produto, mas 20% menos de embalagem, ou detergentes em embalagens comprimidas. O Lidl reduziu a embalagem de seu papel higiênico em 20% simplesmente mudando a forma de empacotamento, apertando mais os rolos.

Outra ação voluntária das empresas para reduzir o desperdício é a proibição de sacos plásticos. Desde 1º de junho, os supermercados Rewe, a segunda maior cadeia do país, baniram os sacos plásticos de suas lojas. A rede calcula que assim serão usados menos 140 milhões de sacos plásticos.

Embora com medidas menos drásticas, 240 redes alemãs também se comprometeram a cobrar um valor pela sacola de plástico a partir de julho de 2016. No entanto, os sacos de papel que o Rewe e outros supermercados e drogarias continuam oferecendo não são muito melhores para o meio ambiente e podem, em parte, ser até mais nocivos, já que sua produção emprega recursos significativos.

Sacolas não são todas iguais

Não só de plástico

defaultAlgumas bananas aqui, algumas maçãs acolá – durante as compras, as sacolas plásticas estão sempre por perto e logo ficam cheias. Em média, cada alemão usa 71 sacolas por ano. Mas há alternativas que agridem menos o meio ambiente do que as sacolas produzidas apenas com polietileno, o material mais comum.

A vilã

defaultA sacola plástica comum é composta quase só de polietileno, que é produzido a partir do petróleo bruto. Esse tipo de sacola é tudo, menos boa para o meio ambiente. Ela precisa de 400 a 500 anos para se decompor. A Comissão Europeia considera isso tempo demais e exige uma lei só para regular o uso de sacolas plásticas.

Plástico de plantas

defaultNa Europa, algumas sacolas são produzidas com 30% do plástico oriundo de matérias primas renováveis e 70%, de petróleo. Parece melhor, mas essas sacolas plásticas são de difícil reciclagem. O plástico delas também é menos resistente, o que leva ao uso de mais plástico do que nas sacolas comuns. Além disso, o cultivo de plantas para a produção de plástico tem um impacto ambiental negativo.

Péssimas! Não podem ser recicladas com o plástico convencional e retiram recursos naturais importantíssimos para a humanidade, como solo fértil e água potável que ao invés de serem utilizados para plantar alimentos para a humanidade, são desviados para a fabricação das sacolas plásticas de uso único que são utilizadas por no máximo meia hora e totalmente dispensáveis.

Polietileno reciclado

defaultExistem também as sacolas plásticas feitas com pelo menos 70% de polietileno obtido da reciclagem. Esse tipo é o melhor para o meio ambiente se forem consideradas apenas as sacolas plásticas descartáveis. Só que apenas uma pequena parte do polietileno usado em sacolas plásticas acaba sendo reciclado.

São necessárias de 500 a 800 sacolas para 1 quilo de plástico, que é vendido a menos de 1 Real o quilo, portanto, são praticamente ignoradas na hora da reciclagem.

Papel não é muito melhor

defaultAs sacolas de papel não são necessariamente melhores do que as de plástico. Elas são produzidas com fibras de celulose especialmente resistentes, que necessitam ser tratadas com produtos químicos. A situação melhora quando o papel tem origem na reciclagem.

Novamente, papel tem origem vegetal, em que são utilizados recursos naturais – solo fértil e água potável – que devem ser utilizados com sabedoria para não se esgotarem e somente para plantio de alimento para uma humanidade que está se aproximando de 10 bilhões de bocas famintas e sedentas.

Desvantagens do algodão

defaultSacolas de algodão ou de linho são mais resistentes e podem assim ser usadas inúmeras vezes, o que é bom para o meio ambiente. Mas a sua produção consome muito mais material e energia do que a produção das de plástico. Além disso, elas são feitas a partir de plantas cujo cultivo requer uma grande quantidade de água e recursos naturais.

Menos pior do que o plástico, porque estas sacolas podem ser utilizadas por mais de uma dezena de anos e assim diminuindo a pegada ambiental da sua produção. Após as compras, ao ficarem sujas, é só lavá-las e voltar a utilizá-las por tempo indefinido. Eu tenho sacolas retornáveis de algodão em uso há mais de uma década. Estão feias? Sim. Mas e daí? Tem seu charme.

Melhor do que a reputação

defaultAo contrário do que muita gente pensa, sacolas reutilizáveis feitas de polipropileno, poliéster ou politereftalato de etileno (PET) não são piores do que as feitas de pano. E, se for usada mais de três vezes, uma sacola de polipropileno já é mais benéfica ao meio ambiente do que as tradicionais sacolinhas de polietileno.

Elas não são piores do que as sacolas plásticas de uso único tradicionais mas são piores do que as de algodão, porque se desgastam rapidamente e há toda a dificuldade da higienização após o uso.

E a vencedora é…

defaultSacolas reutilizáveis feitas de poliéster são consideradas a melhor alternativa para quem se preocupa com o meio ambiente. Quando dobradas, elas são menores do que um maço de cigarros. Elas pesam cerca de 30 gramas, menos até do que muitas sacolinhas descartáveis. E, mesmo assim, carregam até 10 quilos.

Na verdade, qualquer sacola que você use mais de 100 vezes é melhor do que a sacola plástica de uso único. Use sempre sacolas retornáveis, seja consciente.

Fonte – Daniela Späth,  DW de 11 de dezembro de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top