skip to Main Content

Os níveis de gás hélio na atmosfera estão subindo

Por  Isabelle Dumé – PhysicsWorld – 17 de junho de 2022Os níveis de hélio-4 na atmosfera do planeta têm aumentado desde 1974, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, EUA, que soluciona uma anomalia de longa data na ciência atmosférica. – O responsável pelo estudo é Benjamin Birner, do Scripps Institution of Oceanography da UC San Diego. (Cortesia: Erik Jepsen/UC San Diego)

O hélio-4, o isótopo abundante do hélio, e é produzido pelo decaimento radioativo na crosta terrestre e se acumula em pequenas quantidades no gás natural.

Quando o gás é extraído e queimado, o hélio é liberado na atmosfera. 

Cálculos teóricos sugeriram, portanto, que os níveis atmosféricos de hélio-4 pode estar aumentando há décadas devido ao uso de combustível fóssil.

Até agora, no entanto, faltavam evidências experimentais convincentes para tal acúmulo.

Medições de fração molar de hélio

No último trabalho, pesquisadores liderados por Benjamin Birner, do Scripps Institution of Oceanography, desenvolveram uma técnica nova e mais precisa tecnica para medir a razão atmosférica de hélio-4 (4He) para nitrogênio (N2). 

Eles estudaram 46 amostras de ar entre que foram guardadas de 1974 e 2020 e descobriram que a concentração de hélio4 aumentou a uma taxa média de 39+/- 3 bilhões de moles por ano.

“Como os níveis de nitrogênio na atmosfera são constantes, mudanças na razão 4 He/N 2 indicam variabilidade no teor de hélio atmosférico”, explica Birner. “Determinamos essa proporção usando uma nova técnica de espectrometria de massa que mede a fração molar de hélio no ar com precisão sem precedentes”.

As novas observações também sugerem que os níveis atmosféricos de outro isótopo de hélio, 3He, também aumentaram. 

“Embora não medimos 3He, apenas 4He/N2 , alguns estudos anteriores da razão isotópica de hélio atmosférico ( 3He/ 4He) não encontraram nenhuma tendência aparente”, diz Birner. “Juntamente com nossa observação de um aumento em 4He, uma razão isotópica estável implica um acúmulo correspondente de 3He e 4He.”

Birner acrescenta que o aumento de 3He permanece em grande parte inexplicável e merece mais pesquisas – especialmente porque esse isótopo é muito raro e tem várias aplicações importantes, inclusive como combustível para fusão nuclear. 

“Para dar uma ideia de quão precioso é, as pessoas até pensaram em minerá-lo na Lua”, diz ele.

O aumento inferido da 3He também supera em muito as estimativas de emissões antrópicas de gás natural, armas nucleares e geração de energia nuclear, sugerindo possíveis problemas com medições isotópicas anteriores ou uma avaliação incorreta de fontes conhecidas, diz ele. 

“Ao melhorar a medição do hélio atmosférico, esperamos desenvolver um indicador regional para o uso global de gás natural que possa ser usado em estudos de qualidade do ar das cidades”, disse ele à Physics World .

Os pesquisadores dizem que agora verificarão a tendência do isótopo de hélio atmosférico a partir das amostras de alta confiabilidade que usaram neste estudo.

“Outro caminho que gostaríamos de seguir é fazer medições contínuas de hélio, para entender melhor as fontes de emissão locais nas cidades e, a partir delas, verificar as emissões de combustíveis fósseis relatadas”, conclui Birner.

O presente trabalho está detalhado na Nature Geoscience.

 

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top