skip to Main Content

Os perigos do plástico e o que você pode fazer para ficar longe dele

recycle

No mundo moderno estamos suscetíveis à exposição de produtos feitos com diversas substâncias, o conjunto de algumas delas formam o plástico. Porém, a invenção do plástico nos levou a ter um nível significativo de conveniência com esse produto, e também trouxe consigo o risco de graves problemas de saúde.

O plástico está presente em tudo: recipientes de alimentos e bebidas, produtos de higiene pessoal, nos brinquedos das crianças, em nossos automóveis etc. Isso acontece até mesmo em lugares que não reparamos, como nos tubos de plástico utilizados para calcular o volume da água usada para irrigar nossos alimentos.

Infelizmente estamos começando a pagar um preço muito alto por esta conveniência moderna. A pesquisa mostra que muitos plásticos acabam dissolvendo, através do processo de lixiviação, as substâncias químicas, especialmente quando eles estão aquecidos. Essas substâncias químicas são responsáveis por interromper o funcionamento ideal do nosso corpo, levando em muitos casos a doenças como o Câncer.

PVCs

O PVC é um produto químico feito de plástico que está ao nosso redor. Ele é um dos plásticos mais tóxicos que existe, e prejudica tanto o nosso corpo como também o nosso planeta. De acordo com a Agência Internacional da Investigação do Cancro (IARC), o produto químico usado para fazer PVC, o cloreto de vinilo, é conhecido por causar Câncer nos humanos.

Os funcionários que trabalham em instalações de produção de PVC e moradores de comunidades vizinhas estão em risco contínuo pela exposição a esses produtos químicos, pois eles contaminam o ar, a água e o solo em torno destas operações.

O processo de fabricação e incineração do PVC também cria e libera dioxinas. Estas dioxinas acabam no fornecimento de alimentos para animais que consequentemente são contaminados. Ou seja, as dioxinas são acumuladas em gorduras animais, e mais tarde em gorduras humanas – pois comemos carnes e produtos lácteos.

Hoje, 95% da nossa exposição à dioxina tóxica vêm de alimentos e resultam em uma ampla gama de problemas de saúde, tais como defeitos de nascimento, anormalidades do sistema imunológico, atrasos de desenvolvimento, Diabetes, Endometriose e Câncer.

O que é muito alarmante é a falta de responsabilidade das empresas em relação à nossa segurança e principalmente das crianças. Muitos produtos feitos para bebês e crianças são feitos a partir desses tipos de plástico, extremamente prejudiciais, incluindo as mamadeiras e brinquedos. O revestimento epóxi dos recipientes de metal (enlatados e sopas) e das garrafas de bebidas também contém BPA.

Há outros produtos químicos envolvidos na fabricação do PVC que nos afeta diariamente de forma negativa:

A cortina do chuveiro feita com PVC pode liberar até 108 produtos químicos orgânicos voláteis para a atmosfera. Alguns destes produtos químicos têm sido associados a danos no desenvolvimento do corpo humano, bem como danos de órgãos como o fígado, o sistema nervoso central, o reprodutor e o sistema respiratório.

Para tornar o plástico de PVC mais flexível: conhecido como Di-2etilhexil ftalato (DEHP) é muitas vezes adicionado. Esses produtos químicos podem lixiviar itens feitos com PVC quando ele entra em contato com alimentos ou se um bebê o coloca na boca. Segundo o Dr. Joseph Mercola, DEHP é um dos seis produtos químicos já proibidos na Europa.

O chumbo é um ingrediente usado como um estabilizador de PVC e enquanto os EUA regula o uso de chumbo na fabricação (em algum grau), os produtos importados feitos com PVC da China e de outros países foram encontrados com altíssimos níveis de chumbo, cerca de 30 a 100 vezes mais elevadas do que o limite.

BPAs

O bisfenol A (ou BPA) é um aditivo industrial usado na fabricação de muitos produtos de plástico, ele faz com que o plástico fique mais duro. Uma vez foi considerado seguro, mas há evidência que o BPA é prejudicial, especialmente porque ele acumula no nosso organismo ao longo do tempo. É importante evitar o uso de produtos que contêm estes compostos, porém o BPA é o maior volume de produção mundial de produtos químicos!

O BPA afeta principalmente o sistema endócrino. Essa substância representa o perigo maior para bebês, crianças e adolescentes, causando dificuldades no desenvolvimento destes. No corpo, eles agem como o hormônio estrógeno, causando desequilíbrios hormonais. Altos níveis de exposição podem resultar em uma puberdade prematura em meninas e desenvolvimento genital anormal em meninos. Ela também pode causar deformidades em fetos, no desenvolvimento do útero, e pode tornar maior a probabilidade de desenvolver certos tipos de Câncer. Pelo BPA afetar o cérebro durante o período de desenvolvimento da criança, este composto tem sido associado à hiperatividade e até mesmo ao autismo.

O BPA está presente em quase tudo, desde latas de refrigerante, garrafas de água, em copos de café, em postos de gasolina, embalagens de alimentos, em copos de plástico. Muitas garrafas de água de metal, especialmente aquelas feitas com alumínio, são revestidas com resinas epóxi que podem conter BPA para combater a corrosão. Não pense que só porque o seu alimento é armazenado e contido em vidro, significa que ele está livre de toda a exposição ao BPA, pois as tampas de metal de recipientes de vidro muitas vezes também têm um revestimento epóxi anticorrosivo que contém BPA.

Tigelas de plástico e outros recipientes não devem ser colocados no micro-ondas, uma vez que este vai liberar BPAs. A melhor maneira de evitar BPAs é evitar comer alimentos em conserva, embalados ou processados. Esta é a principal fonte de exposição devido à forma como BPA lixivia para fora da embalagem do material.

A realidade é que quase 90% da população têm a saúde prejudicada pela quantidade excessiva de exposição ao BPA.

Como evitar o plástico

A fim de evitar plásticos, especialmente em alimentos, você precisa ser capaz de identificá-los em primeiro lugar. A maioria dos produtos embalados com plástico são marcados com uma espécie de “código de reciclagem”, esse número corresponde ao tipo de plástico que ele é feito. Essa informação pode ser encontrada dentro do símbolo de reciclagem que os plásticos recicláveis ​​têm. Os números que representam as formas mais tóxicas do plástico são os números 3, 6 e 7.

Para evitar PVCs, procure o número 3 ou as letras “PVC”, nos pacotes, geralmente ao lado do símbolo de reciclagem. Os PVCs são encontrados em tubos de canalização, filme plástico para comida e em garrafas de óleo vegetal. Não aqueça ou cozinhe alimentos nesses plásticos e tente minimizar o uso do plástico de número 3. Dica: o papel de cera pode ser um ótimo substituto.

Tenha o hábito de olhar os rótulos dos produtos que você compra, haverá sempre uma informação falando se o produto é livre (ou não) de BPA. O número 7 pode ser OK se ele tiver “PLA” ou se tiver um símbolo de folha nele. Já o número 6, o poliestireno (PS), é importante evitar. Ele pode ser responsável por possíveis distúrbios endócrinos e é uma substância cancerígena.

Dicas para evitar o uso do Plástico

Embora seja difícil evitar completamente todos os produtos com plástico, tente usar o mínimo possível, principalmente se você estiver grávida, e nunca use plástico em torno da sua comida. Se você for comprar uma mamadeira para um bebê, procure garrafas realmente feitas de vidro temperado ou um plástico mais seguro. Como regra geral o plástico duro e transparente contém BPA, já o plástico mais macio não. A maioria dos grandes fabricantes já oferecem mamadeiras livres de BPA.

O calor promove a lixiviação de substâncias químicas de qualquer coisa de plástico de modo a manter armazenados em recipientes de plástico em um ambiente fresco, escuro. Mesmo os plásticos mais seguros irão lixiviar substâncias químicas ao longo do tempo por isso não guardar qualquer coisa que você quiser ingerir em tal recipiente ao longo prazo. Tente olhar para o vidro, cerâmica, esmalte cobertos de metal, porcelana ou recipientes de aço inoxidável sem forros de plástico.

Não coloque no micro-ondas recipientes de plástico de comida. Policarbonato plástico pode quebrar a altas temperaturas e libertar BPA no alimento. Embora os fabricantes não sejam obrigados a indicar quando o produto contêm BPA, os recipientes feitos de policarbonato são marcados com um código de reciclagem com o número 7 no fundo da embalagem.

Com a sua garrafa Phandorp você elimina de vez a garrafa PET, número 1 – feita de Politereftalato de etileno – do seu dia a dia! Além disso, você poderá alcalinizar a água da torneira, adicionando minerais iônicos essenciais para a sua saúde; Além de cortar o contato com as garrafas PET, sua Phandorp reduz os metais e o cloro da água que você bebe, certificando que você está consumindo o melhor tipo de água que existe. As garrafas de plástico são feitas para durarem um longo período de tempo nas prateleiras das lojas e provavelmente o plástico já foi lixiviado para o conteúdo das garrafas. Se você sentir um gosto de plástico quando você beber algo, jogue o conteúdo fora imediatamente.

Escolha embalagens com recipientes de vidro ou de papelão. Alimentos embalados em caixas de papelão feitas de camadas de alumínio e revestidas com um material plástico # 2 são mais seguros do que latas com forros de plástico contendo BPA.

Fique livre de alimentos enlatados! Coma mais frutas e vegetais frescos, que são mais nutritivos e têm menos conservantes.

Recibos de reciclagem com BPA pode espalhar o BPA para outros produtos feitos com papel reciclado, incluindo papel higiênico, guardanapos, e outros produtos que entram em contato com a nossa pele.

Substitua utensílios domésticos de plástico por itens feitos de vidro, aço inoxidável, cerâmica e madeira são as melhores escolhas. Tente se lembrar de levar os sacos de compras reutilizáveis quando você vai ao supermercado.

Todos os países da União Europeia proibiram a proibição da utilização dos desreguladores endócrinos em plásticos que entram em contato com bebidas e alimentos. O Governo do Canadá proibiu o uso de BPA em mamadeiras. No mundo ocidental, os Estados Unidos é o único país onde o Governo Federal insiste na ideia de que os plásticos são seguros. Felizmente, vários fabricantes de plástico norte-americanos estão começando a retirar de circulação muitos dos seus produtos voluntariamente. Mas ainda não há uma lei exigindo oficialmente a proibição destes produtos químicos. Hoje, felizmente, os cientistas estão chegando com uma série de produtos de plástico que não são tóxicos (como a garrafa Phandorp da Tyent) e são biodegradáveis, como recipientes feitos de milho e outros materiais à base de alimentos.

Fonte – Tyent de 03 de fevereiro de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top