skip to Main Content

Outubro foi o mês mais quente já registrado, segundo órgão dos EUA

A Agência Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) informou nesta quarta-feira que outubro foi o mês mais quente do planeta desde que 1880, quando o registro começou a ser feito de forma contínua.

Segundo a autoridade meteorológica americana, a temperatura média global alcançou 15,9 graus centígrados, o que supera em 0,85 grau centígrado a temperatura média da superfície marinha registrada no século XX.

A NOAA destacou a influência do fenômeno de “El Niño”, que acontece no Pacífico, nas condições climatológicas registradas.

Durante outubro, as temperaturas da superfície do mar “estiveram muito acima da média de 1981 a 2010 no centro e leste do Pacífico equatorial”, segundo a análise divulgada pelo Centro de Prognóstico do Clima da NOAA.

Os primeiros dez meses de 2015 “compreendem o período mais quente na superfície terrestre e marítima que se tem notícia, com 0,86°C acima da média do século XX”.

Na apuração de anomalias climatológicas de outubro de 2015, a NOAA informou que a “extensão de gelo marinho no Ártico foi 13,4% menor que a de 1981″.

Cientistas da NOAA pensam que é muito provável que este ano termine como o mais quente da história, superando 2014.

Fonte – Portal Terra de 18 de novembro de 2015

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top