skip to Main Content

Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – Índia

Por The Economic Time – Tradução para Português FUNVERDE – 1 de março de 2022 – Se as emissões não forem cortadas, a Índia poderá ver calor insustentável, escassez de alimentos e água: Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas

Na Índia, os cenários projetados para a década de 2030 indicam mudanças na distribuição espacial da malária, com novos focos e potenciais surtos na região do Himalaia, estados do sul e leste, e um aumento geral nos meses em que há a transmissão em geral, com algumas outras áreas experimentando um redução nos meses de transmissão, afirma o relatório. Alerta sobre o aumento do nível do mar, o relatório disse que a Índia é um dos países mais vulneráveis ​​no mundo em termos de população que será afetada pelo aumento do nível do mar.

Do calor ultrapassando os limites da sobrevivência humana a escassez de alimentos e água, níveis mais altos do mar a graves danos econômicos, a Índia será seriamente prejudicada se as emissões não forem cortadas, alertou o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) em seu último relatório divulgado na segunda-feira (28/2/2022).

A segunda parte do relatório do Grupo de Trabalho II do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) sobre ‘Mudanças Climáticas 2022: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade’ disse que, globalmente, o calor e a umidade criarão condições além da tolerância humana se as emissões de gases efeito estufa não forem rapidamente eliminadas e que A Índia está entre os lugares que experimentarão condições extremas.

O relatório alertou sobre os riscos relacionados ao clima ligados a agricultura e aos sistemas alimentares na Ásia, onde os riscos aumentarão progressivamente com as mudanças climáticas, com impactos em toda a região.

“Na Índia, a produção de arroz pode diminuir de 10 a 30 por cento, enquanto a produção de milho pode diminuir de 25 a 70 por cento, presumindo um aumento de temperatura na faixa de 1 grau Celsius até 4 graus Celsius”, afirmou.

Referindo-se às temperaturas de bulbo úmido, uma medida que combina calor e umidade, o relatório alertou que, se as emissões continuarem a aumentar, as temperaturas de bulbo úmido se aproximarão ou excederão o limite insustentável de 35 graus C em grande parte da Índia, com a maioria das país atingindo temperaturas de bulbo úmido de 31 graus C ou mais.

Uma temperatura de bulbo úmido de 31 graus C é extremamente perigosa para os seres humanos, enquanto um valor de 35 graus C é insustentável por mais de seis horas, mesmo para adultos saudáveis ​​e à sombra.

“Atualmente, as temperaturas de bulbo úmido na Índia raramente excedem 31 graus C, com a maior parte do país experimentando temperaturas máximas de bulbo úmido de 25 a 30 graus C”, disse o relatório do IPCC.

O relatório se reporta a fatores climáticos e não climáticos, como mudanças socioeconômicas, criaram condições de estresse hídrico tanto no fornecimento quanto na demanda de água em todas as sub-regiões da Ásia.

“Em meados do século 21, as bacias fluviais transfronteiriças internacionais de Amu Darya, Indo, Ganges e a bacia interestadual do rio Sabarmati na Índia poderão enfrentar graves desafios de escassez de água com as mudanças climáticas atuando como um multiplicador de estresse. Devido ao aquecimento global, os países asiáticos podem experimentar um aumento das condições de seca (5-20%) até o final deste século”, afirmou.De acordo com o relatório, as variáveis ​​de temperatura, umidade relativa e precipitação estão significativa e positivamente associadas ao aumento de casos de dengue ou taxas de transmissão globalmente, inclusive na Índia.

O relatório afirma que o aumento da exposição a toxinas cancerígenas por meio de múltiplas vias também é uma preocupação.

“A exposição à aflatoxina (cancerígena), por exemplo, deverá aumentar na Europa, Índia, África e América do Norte. Outras toxinas cancerígenas se originam de florações de cianobactérias que devem aumentar em frequência e distribuição com as mudanças climáticas”, conforme o relatório.

Na Índia, os cenários projetados para a década de 2030 indicam mudanças na distribuição espacial da malária, com novos focos e potenciais surtos na região do Himalaia, estados do sul e leste, e um aumento geral de meses adequados para transmissão em geral, com algumas outras áreas experimentando um redução nos meses de transmissão, disse o relatório.

Alertando sobre o aumento do nível do mar, o relatório disse que a Índia é um dos países mais vulneráveis ​​no planeta em número da população que será afetada pelo aumento do nível do mar.

“Até meados do século, cerca de 35 milhões de pessoas na Índia podem enfrentar inundações costeiras anuais, com 45 a 50 milhões de pessoas em risco até o final do século se as emissões continuarem neste nível, e caia na medida que as emissões forem menores”, afirmou. disse.

De acordo com o relatório, altos níveis de aquecimento podem causar um declínio do PIB global de 10% a 23% até o final do século, em comparação com um mundo sem aquecimento.

Várias grandes economias podem sofrer declínios econômicos ainda maiores por causa das mudanças climáticas, com um estudo citado no relatório estimando perdas do PIB até o final do século de até 42% na China e 92% na Índia, se as emissões forem altas.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top