skip to Main Content

Palestra internacional em Curitiba (PR) sobre ecologia e planejamento urbano

polonia 2

Prezados colegas, professores, alunos e comunidade em geral, no dia 30 de novembro (quinta-feira), se realizará no Auditório do IFPR – Instituto Federal do Paraná, Campus Curitiba, localizado na Rua João Negrão, 1285 – bairro Rebouças, com ENTRADA FRANCA, uma palestra internacional, com os professores Piotr Tryjanowski (Universidade de Poznan, Polônia) e Martin Hromada (Universidade de Presov, Eslováquia), além do professor Fabio Angeoletto, do Mestrado em Geografia da UFMT em Rondonópolis.

A visita dos professores europeus tem por objetivo ministrar conferências sobre ecologia humana, ecologia urbana no contexto do Planejamento Urbano. Essas conferências vão acontecer em dois horários (11:00 e 19:30 hs).

polonia 1

A expectativa é conseguir reunir pessoas de todos os segmentos da sociedade local.

O tema abordará entre outros sobre a Análise Comparativa entre a ecologia de cidades do Brasil, Eslováquia e Polônia, no qual Hromada e Tryjanowski estão compilando dados socioambientais das cidades dos seus países, para compararmos com dados de cidades brasileiras. “Vamos compreender quais são as semelhanças e diferenças da urbanização de cidades da Europa e do Brasil. Injustiça Ambiental na Arborização Urbana.

O alerta dos pesquisadores é o de que a manutenção desses serviços depende crescentemente de como se manifestam os padrões de crescimento urbano. “As cidades estão geralmente localizadas em ambientes cruciais à conservação da biodiversidade, como rios e florestas, o que evidencia a importância do planejamento de cidades mais amigáveis para a vida silvestre. Indubitavelmente, o planejamento adequado dos ecossistemas urbanos é tão importante à conservação ambiental quanto o estabelecimento de áreas naturais legalmente protegidas”.

“O desenvolvimento de mecanismos para a compreensão das conexões entre a urbanização e a degradação ambiental é um desafio complexo, dados os múltiplos fatores sociais, ambientais, culturais e econômicos que devem ser considerados nestas pesquisas. Mas é preciso produzir informações e conhecimentos que guiem planejadores e gestores em suas decisões”, concordam os pesquisadores.

Fonte – Blog do professor Fred de 29 de novembro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top