skip to Main Content

Papa Francisco pede ações concretas para combate ao lixo plástico nos oceanos

Defensor do meio ambiente, o Chefe da Igreja Católica falou no último sábado (01/09), em discurso no Vaticano, sobre a necessidade de ações urgentes para acabar com um dos principais problemas ambientais deste século: o lixo plástico nos oceanos.

“Não podemos permitir que os mares e oceanos se encham de extensões inertes de plástico flutuante”, disse o Papa Francisco, durante a IV Jornada de Oração pela Criação.

Ainda segundo ele, “Lamentavelmente, muitos esforços se diluem ante a falta de normas e controles eficazes, principalmente no que diz respeito à proteção das áreas marinhas mais além das fronteiras nacionais”.

Para o papa, nossas águas e toda sua vida marinha são um presente maravilhoso e impressionante de Deus.

Já em 2015, o Sumo Pontífice lançou a encíclica sobre Meio Ambiente – Laudato Si –, em que ele denunciou, de forma veemente, a exploração dos pobres e o desperdício dos recursos naturais. Nela citava também a importância da transição energética para fontes renováveis, mais limpas e eficientes, com o objetivo de evitar mudanças climáticas desastrosas que poderiam comprometer o bem-estar e o futuro desta e das próximas gerações.

No último final de semana, Francisco também chamou de inaceitável a “privatização das águas internacionais”, em uma clara crítica ao fechamento das fronteiras marítimas de certos países para o recebimento de refugiados. Recentemente, a Itália e a ilha de Malta recusaram o recebimento de barcos de ajuda humanitária que levavam refugiados.

“Os oceanos não devem separar os povos, mas promover um encontro da comunidade humana. Vamos rezar para que aqueles que arriscam suas vidas em travessias no mar em busca de um futuro melhor possam ser acolhidos em segurança”, afirmou o papa.

Por último, o sacerdote lembrou ainda das milhões de pessoas que continuam sem acesso à água potável no mundo inteiro.

Fotos – reprodução Facebook Vatican News

Fontes – Com informações da France Press / Suzana Camargo, Conexão Planeta de 04 de setembro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top