skip to Main Content

Pás de turbinas eólicas viram bicicletários na Europa

Por Mayra Rosa – CicloVivo – 29 de setembro de 2021 – O projeto Re-Wind explora o potencial de reutilização das pás de turbinas eólicas em estruturas arquitetônicas e de engenharia. Foto: Chris Yelland / Twitter

Enquanto alguns países estão apenas começando a aproveitar seu potencial eólico, outros já estão substituindo turbinas antigas por modelos mais novos e eficientes.

Com isso, surgiu a questão: o que fazer com as pás das turbinas, um imenso material de difícil reciclagem?

A tecnologia de energia eólica cresceu rapidamente nos últimos 15 anos. Dada a vida útil de 20 anos – das atuais pás de turbinas eólicas – elas precisarão ser descartadas em um futuro próximo.

Pensando nisso, empresas do setor criaram o programa Re-Wind, que apoia pesquisadores de várias partes do mundo a buscarem alternativas para reuso dos materiais das turbinas.

O projeto explora o potencial de reutilização das lâminas das pás em estruturas arquitetônicas e de engenharia.

Uma das soluções foi desenvolvida na Dinamarca pelo engenheiro civil Brian Rasmussen, que transformou o material em um abrigo para bicicletas.

 

O Re-Wind também tem utilizado a Irlanda como campo de testes e já instalou por lá um bicicletário à exemplo da Dinamarca.

 

Fotos: Siemens Gamesa

A equipe também projetou outras estruturas de reuso, como passarelas de pedestres, pontes e barreiras sonoras, reutilizando o material

Conceito de ponte para pedestres desenvolvido pelo projeto Re-Wind.

“Se encontrarmos um método de reutilização e reciclagem socialmente aceitável para os materiais não biodegradáveis ​​das pás das turbinas eólicas, poderemos dar uma contribuição significativa para o seu desenvolvimento.

Sabemos que a energia eólica fornece uma fonte sustentável de eletricidade, o que este projeto visa fazer é tornar as próprias turbinas mais sustentáveis”, afirma Paul Leahy, professor de engenharia de energia eólica na University College Cork, que participa do Re-Wind.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top