skip to Main Content

Peça teatral reúne centenas de crianças em escola de Sarandi

A iniciativa faz parte do edital VIAPAR Cultural e tem por objetivo democratizar o acesso a cultura

Mais 500 alunos da Escola Municipal José de Anchieta, de Sarandi, tiveram a oportunidade de assistir a peça de teatro infantil “A Simples História de Uma Menina e Um Artista”, escrita por Leiza Maria, produtora cultural e atriz. O espetáculo foi levado às crianças de forma gratuita nesta terça-feira (9). Cada gargalhada e expressão dos pequenos demonstrou a satisfação em assistir a encenação. Matheus Aparecido Santos, 10 anos, aluno do 3º ano do ensino fundamental estava na plateia. “A brincadeira da mulher com o palhaço foi muito legal. Nunca tinha assistido teatro assim, ao vivo, apenas pela televisão. De verdade é bem mais emocionante”, relatou.

Quem também teve oportunidade de presenciar a apresentação teatral pela primeira vez foi o estudante do 2º anos do ensino fundamental, Pablo Cauã Barbosa, de apenas 9 anos. “Achei tudo muito legal, principalmente a parte em que o livro falou com a mulher de cabelo vermelho, além das músicas tocadas. Seria muito legal ter apresentações desse tipo mais vezes no ano”, comentou.

A peça retrata a história de um jovem palhaço que, por tradição, segue o caminho do pai e avô viajando com o Circo do Sr. Felício. Desiludido e cansado de viajar ele chega a uma pequena cidade onde mora uma bela menina chamada Flor. Uma garotinha cheia de sonhos e que vê na possibilidade de partir com o circo uma maneira de transformar sua monotonia e viver as histórias que seu amigo, um Livro Mágico, conta para ela todas as noites. Tristes com suas realidades, eles decidem trocar de lugar, mas a amizade dos dois vai mostrar o quanto o papel de cada um é importante para o outro. Com a ajuda do Livro Mágico eles vão aprender a valorizar suas vidas e suas histórias.

A diretora da instituição de ensino, Ângela dos Santos Trajano, ressaltou a importância de iniciativas como esta. “Essas ações contribuem bastante para o aprendizados das crianças. Elas complementam aquilo que trabalhamos em sala de aula, a leitura. É uma forma de democratizar a esse tipo de cultura, muitas vezes acessível somente às classes mais altas da sociedade. Os organizadores estão de parabéns. As portas da escola sempre vão estar abertas para eventos dessa natureza”, convidou.

Este projeto foi um dos nove contemplados pelo VIAPAR Cultural. Na última sexta-feira (5), esta mesma peça foi apresentada para os alunos da Escola Municipal Wilson de Azevedo, localizada em Caixa de São Pedro, distrito de Apucarana e nesta, quarta-feira (10), acontece em Mandaguari. “Nosso objetivo é beneficiar o maior número de crianças carentes. Apresentações também estão programadas para Maringá e Floresta”, informou Leiza Maria, lembrando que tal iniciativa só está sendo possível graças ao apoio da concessionária VIAPAR por meio do projeto VIAPAR Cultural. “É muito gratificante ver o sorriso no rosto das crianças, saber que isso vai ajudar na formação delas”.

Próximas apresentações

12/12 – Escola Municipal Maestro Aniceto Matti (8 horas)

15/12 – Escola Municipal Messias Barbosa Ferreira – Floresta (10h30)

Fonte – Assessoria de comunicação da VIAPAR de 10 de dezembro de 2014

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top