skip to Main Content

Pesquisadores da FSU descobriram que a exposição aos microplásticos pode alterar a função celular dos pulmões

Por KATHLEEN HAUGHNEY – Florida FLORIDA STATE UNIVERSITY – 19 de abril de 2021

Na foto Timothy Hua, Justin Lee, Alexander Mazzorana, Amanda Reynolds, Carley Reid, Madhvi Bhakta, Sonia Kiran, Joan Hare, professora Qing-Xiang Amy Sang e Kerestin GoodmanA poluição por minúsculos pedaços de plástico, ou microplásticos, tem sido uma preocupação crescente entre os cientistas, defensores da saúde pública e ambientalistas, pois esses itens não degradáveis ​​estão cada vez mais presentes nos cursos de água e até mesmo ao ar que respiramos. 

Agora, uma equipe de  pesquisadores da Florida State University analisou o que inalação e comemos dessas minúsculas partículas e o que podem fazer aos seres humanos no nível celular.

Os pesquisadores descobriram que a exposição aos microplásticos por apenas alguns dias fez com que as células dos pulmões humanos diminuíssem seu metabolismo e seu crescimento, mudassem de formato e se desgrudassem de modo que existissem lacunas no que normalmente é uma parede sólida de células.

Os resultados levantam questões sobre os efeitos a longo prazo dos microplásticos na saúde humana, especialmente para aqueles que já têm problemas respiratórios.

Sua pesquisa foi publicada em Chemical Research in Toxicology.

“Os plásticos são materiais muito úteis para o nosso dia a dia – eles são indispensáveis”, disse o professor de Química e Bioquímica da FSU Qing-Xiang “Amy” Sang.

“Mas, como humanos, queremos ter uma vida saudável, então precisamos pensar em maneiras de minimizar os potenciais efeitos nocivos dos plásticos na nossa vida.” 

À medida que crescia o interesse pelos microplásticos, Sang e sua equipe começaram a pensar sobre como a inalação e ingestão desses minúsculos materiais, com a respiração, poderiam afetar as células humanas.

A especialista em pesquisa Joan Hare, os alunos de doutorado Kerestin Goodman e Timothy Hua e o ex-aluno de graduação da FSU Zahraa Khamis decidiram enfim concentrar seus esforços no poliestireno, um tipo de plástico comumente usado em talheres descartáveis, caixas para viagem e itens médicos, como tubos de ensaio ou pratos.  

“O poliestireno existe em muitos itens descartáveis ​​porque é muito resistente”, disse Hare. “Mas o que o torna muito útil na nossa vida, o faz ficar muito tempo no meio ambiente. E quando esses itens são jogados no lixo, eles se espalham pelo solo e pelo ar.” 

A equipe expôs as células do pulmão em uma placa de Petri a pequenas quantidades de poliestireno em níveis comumente encontrados no ambiente e descobriu que, embora o plástico não causasse a morte celular, ele causou algumas mudanças interessantes. 

Depois de apenas alguns dias, eles descobriram que os processos metabólicos da célula haviam diminuído, a proliferação celular foi inibida, a forma da célula se transformou em formas erráticas.

Além disso, a equipe descobriu que as partículas de microplastico foram absorvidas pelas células e formaram um anel ao redor do núcleo das células.  

“Os microplásticos não mataram as células, mas as células não estavam agindo normalmente”, disse Goodman.

A equipe de pesquisa disse que este estudo é um primeiro passo para entender os efeitos dos microplásticos na saúde humana, mas as descobertas realmente ressaltam as preocupações levantadas anteriormente sobre os efeitos dos microplásticos, particularmente para indivíduos com distúrbios respiratórios como câncer de pulmão, asma, enfisema, pneumonia , fibrose ou doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). 

A migração dos plásticos em direção ao núcleo também levanta questões científicas interessantes para a equipe considerar no futuro.  

“Nós vimos essa atração pelo núcleo acontecendo depois de apenas 24 horas e agora queremos ver por que essas partículas estão indo para lá e o que acontece quando elas chegam lá”, disse Goodman. 

Os pesquisadores alertaram que, embora tenham exposto as células a níveis ambientais comuns de microplásticos, elas foram expostas diretamente às células em uma solução líquida. 

O processo de inspirar e expirar não pode ser imitado e poderia potencialmente afetar a quantidade que um indivíduo inala ou ingere.  

“Não queremos exagerar os efeitos nocivos dos microplásticos na saúde humana”, disse Sang. “A razão dos plásticos serem amplamente utilizados é porque são muito uteis para a indústria, construção, suprimentos médicos e de pesquisa, e para acondicionar produtos da alimentação.

Mas  pode haver alguns efeitos indesejáveis ​​de longo prazo que podem ser prejudiciais para os bebês em crescimento e para pessoas com doenças pulmonares.

Precisamos investigar para ter uma melhor compreensão do malefício para a saúde humana.” 

Sang possui um cargo de professor na Faculdade de Artes e Ciências da FSU, criado especificamente para um talentoso membro do corpo docente que trabalha na pesquisa do câncer.

Professores dotados de generosos doadores permitem que o estado da Flórida atraia e retenha professores de alto nível, como Sang. Recursos dessa cátedra foram usados ​​para esta pesquisa.

Original

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top