skip to Main Content

Plantas invasoras estão por um fio

JC Fragoso

Plantas invasoras com dias contados

Previsto para fevereiro de 2018, projeto de preservação da mata nativa vai retirar cipós-mata-pau de unidades de conservação de Maringá, como Parque do Ingá e Bosque 2. A espécie exótica “estrangula” e mata árvores como cedro, guaritá, pau-d’alho e ipê. Funcionários do parque serão treinados para realizar a retirada das plantas invasoras.

EXÓTICOS. Cipós serão erradicados do Bosque 2 e do Parque do Ingá. — JC Fragoso

Projeto da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) vai retirar cipós-mata-pau de unidades de conservação de Maringá, como Parque do Ingá e Bosque 2, para preservar a mata nativa. A espécie exótica – que não faz parte da flora original local – está ‘estrangulando’ e matando árvores como cedro, guaritá, pau-d’alho e ipê.

O início do projeto, autorizado em outubro pelo setor de análise ambiental da Sema, está previsto para fevereiro de 2018. O plano de manejo estipulado no documento, que será contínuo, determina o corte dos cipós e da herbácea zebrina e a remoção do enraizamento das plantas.

Segundo o analista ambiental da Sema, Rogério Lima, o tamanho do estrago já causado pelas plantas invasoras só poderá ser calculado com exatidão depois da retirada e limpeza. Ele afirma que esse trabalho deixará evidentes clareiras já formadas pela morte de árvores nativas, mas que estão escondidas pelas espécies exóticas.

Nos locais afetados será feito o replantio de espécies nativas. “No caso do cipó, a proliferação é rápida e a ação é agressiva, deturpando o equilíbrio natural. Há diversas áreas prejudicadas. Já foi feito um trabalho no passado, senão os parques estariam tomados”, diz Lima.

Com previsão de ser ampliado para outras áreas da cidade, o projeto tem a parceria do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupelia) e departamento de Biologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Eles ficarão responsáveis por treinar os funcionários dos parques que vão executar as retiradas. “A espécie invasora que vai ser manejada é a trepadeira, mas existem trepadeiras nativas também. Depois do período de férias na universidade, vamos começar o trabalho de ensinar a identificação correta das invasoras”, diz a professora e bióloga Kazue Kawakita Kita.

Antes da execução do manejo, haverá ações de conscientização sobre a necessidade de extinção de plantas exóticas, que desequilibram a vegetação original local, com divulgação de vídeos, banners, faixas e exposições itinerantes na prefeitura, academia da terceira idade (ATI) do Bosque 2 e portão principal do Parque do Ingá. “Como vão ser manejados, os ramos vão secar, e as pessoas podem estranhar. Por isso, vamos colaborar com o trabalho da educação ambiental”, frisa Kazue.

Fonte – Fernanda Bertola, O Diário do Norte do Paraná de 16 de dezembro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top