skip to Main Content

Plásticos que se reciclam sozinhos nascem em laboratório

Plásticos auto recicláveis estão sendo produzidos em laboratório. Pesquisadores dizem que este novo produto se dilui quando exposto à luz ultravioleta.

Os aparelhos eletrônicos são, por norma, difíceis de reciclar e poucos são os sistemas que sabem como lidar com este tipo de resíduos.

Os desafios de eliminar as sobras eletrônicas são cada vez mais presentes e os problemas começam com a placa feita de plástico. Separar os componentes torna-se moroso, dispendioso e até mesmo perigoso, se forem queimados ou derretidos.
Após vários estudos surge agora uma possível solução. Um artigo da revista online Science AAAS que pesquisadores estão desenvolvendo novos plásticos que se “partem” quando expostos a uma determinada frequência de luz.

A matéria plástica é composta por redes de moléculas em repetição e é nessa rede molecular que os pesquisadores estão trabalhando. Segundo o artigo, aquecida a solução de moléculas numa base originária de frutose, elas podem absorver luz e criar cadeias de formação.

São precisamente essas redes que agora os pesquisadores dizem poder ser quebradas quando expostas à luz ultravioleta, no comprimento de onda de 350 nanômetros, originando a degradação dos plásticos.

Experiências baseadas neste novo comportamento mostram que um plástico exposto durante três horas à luz ultravioleta dilui-se por completo, podendo ser reutilizado para a construção de nova matéria-prima e novas formas físicas.

Fonte – Fonte – Boletim do Instituto IDEAIS de 08 de dezembro de 2014

Instituto Ideais
www.i-ideais.org.br
info@i-ideais.org.br
+ 55 (19) 3327 3524

Imagem – Thomas Mukoya, Reuters

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top