skip to Main Content

Poluição à solta

O parlamento suíço proibiu a distribuição de sacolas plásticas há quase quatro anos. A lei ainda deve ser implementada, mas, entretanto, sacos de plástico continuam sendo utilizados para todos os tipos de coisas, em toda a Suíça. Confira você mesmo.

Os suíços frequentemente reutilizam sacos plásticos, transformando-os em tudo, desde capa para selim de bicicleta a improvisados chapéus. Mas as sacolas também acabam agarradas em árvores ou flutuando em rios e lagos, como o nosso fotógrafo pôde constatar durante essa fotorreportagem.

Embora o Parlamento tenha oficialmente proibido que as lojas distribuíssem sacos de plástico em 2012, eles ainda podem ser encontrados na maioria das lojas. O governo e o Ministério do Meio Ambiente ainda estão trabalhando sobre como colocar a lei em prática.

A ministra do Meio Ambiente, Doris Leuthard, disse que a proibição das sacolas plásticas era desnecessária, já que o sistema suíço de eliminação de lixo funciona muito bem.

Mas aqueles que defendem a proibição dos sacos plásticos argumentam que sua produção gasta bastante petróleo e energia, bem como é necessário centenas de anos para um saco plástico se decompor na natureza. E quando o plástico é incinerado, como a maior parte do lixo na Suíça, ele libera dioxinas no ar.

A cada ano, a Suíça utiliza 3 mil toneladas de sacos de compras, que representam 0,5% do plástico usado anualmente.

Fonte – Fotos: Christoph Balsiger, swissinfo.ch,  texto: Veronica DeVore, Swiss Info de 20 de abril de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top