skip to Main Content

Pós-Doutorado em Produtos Naturais Microbianos na USP de Ribeirão Preto

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP/USP) oferece uma oportunidade de Pós-Doutorado em Produtos Naturais Microbianos com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição encerra em 30 de maio.

O bolsista integrará a equipe de pesquisa do Projeto “Identificação de produtos naturais anti-parasitários produzidos por bactérias simbiontes de insetos”, no âmbito do Temático Novos agentes terapêuticos obtidos de bactérias simbiontes de invertebrados brasileiros, ligado ao Programa BIOTA-FAPESP.

O projeto de Pós-Doutorado irá priorizar linhagens bacterianas (principalmente isoladas de formigas) que foram previamente identificadas como ativas, em ensaios primários usando Trypanosoma cruzi e Leishmania donovani, como fontes de compostos antiparasitários. As linhagens bacterianas serão recultivadas em escala ampliada, os extratos serão preparados e os compostos serão isolados usando diferentes métodos cromatográficos.

Esforços serão concentrados na caracterização estrutural de novos produtos naturais, usando extensivamente métodos de RMN e MS, além de outros que forem necessários.

O bolsista irá cultivar novamente as linhagens bacterianas ativas em escala ampliada e trabalhar intensivamente no isolamento e identificação estrutural dos produtos naturais microbianos ativos com alto potencial contra parasitas.

O pós-doutorando irá selecionar os métodos cromatográficos com base nas propriedades físico-químicas das amostras, os quais podem incluir cromatografia em coluna por exclusão, cromatografia em coluna de fase normal ou reversa, cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) acoplada aos detectores DAD e ELSD etc.

As estruturas químicas serão determinadas com base na combinação de diferentes técnicas, como Espectrometria de Massas de Alta Resolução (HRMS, MS/MS), Ressonância Magnética Nuclear (RMN de 1H e de 13C) e RMN 2D (HSQC, HMBC, COSY). Experimentos de efeito nuclear Overhauser (NOE) serão usados para determinação de configuração relativa. Determinações de configurações absolutas poderão requerer cristalização e cristalografia de raios X.

Derivatização química ou degradação podem auxiliar na determinação de configuração absoluta usando análises de Mosher e Marfey. Dicroísmo circular também poderá ser aplicado para determinação de configuração absoluta. As condições de cultura poderão ser modificadas a fim de aumentar os rendimentos dos produtos naturais bioativos (ex: nutrientes, tempo, aeração, pH etc) e o pós-doutorando também estará encarregado de otimizar a produção dos compostos bioativos.

Os candidatos devem ser farmacêuticos ou químicos com experiência em química de produtos naturais microbianos (cultivo de bactérias, isolamento e identificação estrutural de produtos naturais microbianos).

Os interessados devem encaminhar curriculum vitae (ou link do currículo Lattes, para brasileiros), carta de interesse e duas cartas de recomendação para Mônica Tallarico Pupo (mtpupo@fcfrp.usp.br) (subject/assunto: ICBG postdoc opportunity).

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades /1131/.

Os selecionados receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas residam em domicílio diferente e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades

Fonte – Agência FAPESP de 25 de maio de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top