skip to Main Content

Posso colocar os copos de café compostáveis em minha composteira caseira?

Por Kate Hall – Sua xícara de café não é realmente compostável. Foto/123RF

P: Minha xícara de café se diz “compostável”. Posso realmente colocar na minha composteira caseira?

R: A resposta curta é “não” e a resposta longa é uma história sobre greenwashing que irá inspirar você a nunca mais usar esses copos.

Uma xícara de café rotulada como compostável geralmente é feita de PLA (ácido polilático); plástico provavelmente feito de amido de milho ou outro amido vegetal fermentado.

O PLA só pode se decompor em certas condições encontradas em instalações comerciais de compostagem.

Uma composteira comercial atinge temperaturas de até 70ºC e tem níveis controlados de nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono para garantir que o processo de compostagem ocorra da maneira mais rápida e eficiente possível.

Não importa o quão maravilhoso você seja na compostagem em seu quintal, é improvável que seu composto atinja temperaturas de 60-70ºC.

Mesmo que atinja essas altas temperaturas (meu composto quente atingiu 65 graus no ano passado), não permanecerá nessa temperatura durante o tempo que o PLA precisa para se decompor.

Uma planta de compostagem comercial monitorou cuidadosamente estágios, equipamentos e tecnologia avançada que garantem que seu copo de café feito de PLA possa se deteriorar em 12 semanas.

O PLA só pode se decompor em certas condições encontradas em instalações de compostagem comercial que atingem temperaturas de até 70 graus. Foto / Fornecido

Você pode pensar “Ok, legal, então vou encontrar uma fábrica comercial de compostagem”, mas há vários problemas com isso.

Em primeiro lugar, você terá dificuldade em encontrar uma instalação destas.

Além disso, a função de um copo de café para viagem é usá-la em qualquer lugar e livrar-se dela.

Quantas pessoas você acha que o carregariam o dia inteiro até encontrarem uma lixeira em que possam confiar para levá-lo a uma instalação comercial de compostagem?

Em segundo lugar, o copo de café não adicionará nenhum nutriente ao solo criado pela planta de compostagem comercial.

Agora que o PLA pode ser utilizado de forma tão prolífica, há pesquisas e preocupações sobre como grandes quantidades de PLA decomposto podem afetar negativamente a saúde dos nossos solos.

Uma xícara de café descartável exigia recursos para ser criada, ela viajava com o café provavelmente em um veículo que consume gasolina e você a usará por cinco minutos antes de jogá-la fora. Foto / Imagens Getty

Por último, uma xícara de café descartável feita de qualquer coisa é, na minha opinião, uma ideia idiota.

Veja o seu copo “compostável”, por exemplo.

Provavelmente, você se sentiu melhor tomando um café em um lugar com “compostável” nas xícaras porque pensa que está fazendo o melhor para o meio ambiente.

Infelizmente, aquela empresa de cafés e embalagens acabou de fazer uma propaganda chamada de greenwashing em você.

Aquele copo exigiu recursos (de um planeta com recursos finitos) para ser criada, ela viajou até o café, provavelmente em um veículo que consumia muita gasolina, por milhares de quilômetros, e você a usou por cinco minutos antes de jogá-la fora.

A gerente geral da Mojo NZ, Katy Ellis, diz que seus copos compostáveis ​​​​vão direto para o aterro sanitário. Foto/Melissa Nightingale.

A maioria dos copos de PLA acabam em aterros sanitários (o que é um grande assunto para discutir outro dia), mas se acabarem sendo transportados para uma usina de compostagem comercial, isso exigirá mais recursos, mais tempo, mais combustível e poderia ter sido evitado com o regra “sem copos, sem café”.

Copos descartáveis, compostáveis ​​ou não, não fazem nenhum sentido na maioria das situações.

Da próxima vez que precisar de um café, traga uma caneca do escritório, pegue uma xícara do carro, sente-se para tomar o cafe em sua xícara ou fique sem cafe.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top