skip to Main Content

Presidente da Câmara de Caxias do Sul promulga lei que prevê desconto no IPTU para construções sustentáveis

Porthus Junior / Agencia RBSPorthus Junior / Agencia RBS

Vereadores derrubaram veto do prefeito

Foi publicada no Diário Oficial de Caxias do Sul nesta quarta-feira (20) a promulgação da lei que institui desconto no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para as construções sustentáveis. O contribuinte receberá desconto de 4% a 12%. Após ser aprovado na Câmara, o projeto foi vetado pelo prefeito Daniel Guerra (PRB). Na semana passada, os vereadores derrubaram o veto e o presidente da Casa, Felipe Gremelmaier (PMDB), promulgou. O projeto é de autoria do vereador Rodrigo Beltrão (PT), que aproveitou sugestão de estudante que participou do Programa Estudantil Vereador por um Dia em 2015.

Dentre os motivos para o veto à lei, a prefeitura alegou que a proposta apresenta inconstitucionalidade por vício de iniciativa, visto que cria atribuições e despesas ao Poder Executivo, interferindo na organização e funcionamento da administração ao legislar sobre matéria de competência privativa do prefeito, ferindo o princípio da separação dos poderes.

Com a promulgação, a Procuradoria-Geral do Município ainda estuda se entrará ou não com ação direta de inconstitucionalidade.

Fonte – Suellen Mapelli, Gaúcha ZH de 20 de dezembro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top