skip to Main Content

Proibição do uso de sacolas plásticas na Califórnia não funcionou; entenda

Por Revista Oesta – 17 de fevereiro de 2024 – Os consumidores podem comprar sacolas mais grossas por US$ 0,10 – Foto: Anja/Pixabay

Ao contrário do que se esperava, medida causou o aumento do volume de plástico no Estado norte americano.

O problema com resíduos plásticos fez com que a Califórnia, há cerca de dez anos, proibisse o uso de sacolas plásticas descartáveis.

Foi o primeiro Estado norte-americano a adotar a medida. Mas, o balanço atual é de que a proibição favoreceu causou o aumento de resíduos de plástico, ao contrário do que se esperava.

Posteriormente, foram introduzidas as sacolas plásticas reutilizáveis e duráveis, disponibilizadas aos consumidores por um custo de US$ 0,10.

Concebidas para suportar múltiplos usos e teoricamente recicláveis, muitos comerciantes as trataram como uma exceção à proibição.

Porém, por causa da sua semelhança com as sacolas frágeis que substituíram, muitos acabaram não reutilizando os objetos.

Além disso, apesar de mostrarem um símbolo de reciclagem, o governo percebeu que praticamente nenhuma sacola era de fato reciclada.

Quase dez anos depois, em 2023, a lei se mostrou pouco eficiente, já que os californianos descartaram mais sacolas plásticas, em termos de peso total, do que no período anterior à promulgação da lei, conforme dados da CalRecycle, a agência de reciclagem do Estado.

De acordo com o The New York Times, os parlamentares da Califórnia estão empenhados em resolver esse problema.

Um novo projeto de lei visa proibir todas as sacolas plásticas fornecidas nos caixas, inclusive as duráveis.

Os consumidores ainda teriam a opção de adquirir sacolas de papel.

“É hora de nos livrarmos completamente das sacolas plásticas”, afirmou o senador estadual democrata Ben Allen, um dos apoiadores do projeto de lei.

Ambientalistas querem a proibição total do uso de sacolas plásticas no Estado | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O diretor do grupo ambientalista Californians Against Waste, Mark Murray, disse ao jornal The News York Times que a ideia inicial foi bem-intencionada, mas malsucedida, mostrando um efeito contrário ao proposto inicialmente.

“Não prestamos atenção à exceção para essas sacolas mais robustas e não antecipamos o impacto que elas teriam.”

Ele acredita que a pandemia possa ter gerado receio de contágio e desestimulado a reutilização das sacolas.

Isso resultou em uma explosão dessas sacolas plásticas mais robustas.

Basicamente, as pessoas passaram a utilizar essas sacolas mais grossas apenas uma vez, o que contribuiu para o aumento de plástico no Estado.

De acordo com alguns defensores da ação, a proibição inicial teria sido eficaz se tivesse sido aplicada da forma adequada.

Em 2014, quando a lei foi aplicada, havia a permissão de venda de sacolas plásticas aos consumidores somente se fossem recicladas na Califórnia.

Segundo Jan Dell, fundadora do The Last Beach Cleanup, mesmo com a lei “nenhum fabricante de sacolas ou varejista conseguiu demonstrar qualquer evidência de que elas estavam sendo recicladas”

Varejistas dizem ter cumprido a lei

Daniel Conway, da California Grocers Association, que representa os estabelecimentos, assegurou que os varejistas cumpriram rigorosamente a lei.

Ele expressou esperança de que a nova legislação esclareça qualquer confusão sobre as sacolas mais grossas.

As pessoas estão realmente começando a adotar sacolas reutilizáveis ao fazerem compras no supermercado, declarou Conway.

Em 2021, a Califórnia aprovou uma lei que proíbe as empresas de utilizarem o símbolo de reciclagem nas sacolas.

Para utilizar aquelas “setas em movimento”, as empresas precisam provar que conseguem reciclar o material.

No ano seguinte, foi aprovado um projeto de lei transferindo a responsabilidade da reciclagem e do descarte de resíduos das comunidades locais para os fabricantes de plástico e empresas de embalagens.

Alguns Estados adotaram leis semelhantes às da Califórnia.

Desde 2020, é proibido sacolas plásticas na maioria das lojas de Nova York, onde não é permitido sacolas mais grossas.

Havaí, Connecticut, Delaware, Maine, Oregon, Vermont e Nova Jersey também implementaram algum tipo de proibição de sacolas plásticas.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top