skip to Main Content

Projeto paga para produtores plantarem araucárias no Paraná

O foco do projeto são pequenos agricultores, que se comprometem com o plantio de até 200 mudas por propriedade.

A araucária é a árvore símbolo do estado do Paraná. No entanto, a espécie que já chegou a cobrir 40% do território paranaense, hoje está presente em apenas 3% da área. Para recuperar a incidência dessa planta nativa, o governo tem desenvolvido diversos programas que incentivam os produtores a plantarem araucárias.

Um dos projetos é o “Estradas das Araucárias”, realizado a partir de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná e empresas privadas. Através deste programa, as companhias pagam para os produtores plantarem araucárias em suas propriedades, em troca da compensação ambiental.

O foco do projeto são pequenos agricultores, que se comprometem com o plantio de até 200 mudas de araucária por propriedade, garantindo uma renda anual extra de mil reais.

“O objetivo é estimular o plantio. As araucárias não competem com outras atividades na pequena propriedade e ainda assim são uma alternativa de renda, tanto no plantio, como depois, com a venda do pinhão”, explica Edilson Batista de Oliveira, pesquisador da Embrapa Florestas.

Desde quando iniciou, há quatro anos, o “Estradas das Araucárias” já distribuiu 20 mil mudas.

Fonte – CicloVivo de 01 de junho de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top