skip to Main Content

Quem comeu o plástico?

Por RES Brasil – 23 de maio de 2023

O Instituto de Química de Clermont-Ferrand – França, pesquisou a ação do Rhodococcus rhodochrous na biodegradação dos plásticos d2w.

Este é mesmo produto que a Agência de Pesquisas do Governo da França (ANR) já havia comprovado a mais rápida biodegradação no mar, sem resíduos tóxicos para seres marinhos.

Ficou comprovado que os microrganismos são capazes de se estabelecer/crescer/multiplicar-se em ambos os filmes – com C12 e com C13, e de consumir os átomos C12 e C13 como alimento e energia – os átomos C13 se movem do material plástico biodegradado para o CO2 expirado pelas bactérias.

Os gráficos abaixo revelam que as bactérias se multiplicaram entre 8 e 10 vezes mais nos plásticos biodegradáveis d2w comparado com o controle sem o plástico.

Conclusão dos ensaios

A biodegradação do Carbono13 e do Carbono12 nas amostras dos plásticos apresentou resultados positivos, pois a bactéria Rhodococcus foi capaz de crescer em ambos os materiais.

O uso de polímeros marcados com Carbono13 certamente confirma a biodegradação e a mineralização final desse material.

A incorporação substancial de Carbono13 do polímero foi registrada no CO2 produzido pela bactéria e coletados durante a experimentação.”

Acesso ao relatório completo em inglês

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top