skip to Main Content

Recipientes compostáveis são feitos com subproduto de cerveja

Por Marcia Souza – CicloVivo – 19 de janeiro de 2023 – O material é lavável, à prova de vazamentos e pode ser colocado no freezer e micro-ondas – Foto: Alterpacks | Divulgação.

Uma empresa em Singapura, na Ásia, está aproveitando resíduos orgânicos para desenvolver recipientes ecológicos.

O material é lavável, à prova de vazamentos, pode ser colocado no freezer e micro-ondas, além de ser compostável ao fim de sua vida útil.

Intitulado Alterpacks, o utensílio é fabricado a partir de grãos usados, como malte e cevada, que seriam descartados pela indústria.

O subproduto é a base para moldar diferentes recipientes.

A vantagem é que os grãos são ricos em celulose e, portanto, os recipientes são resistentes.

Eles podem substituir os descartáveis de plástico, cujo consumo aumentou com a ascensão de aplicativos de refeições com delivery.

Para se ter uma ideia do potencial, cerca de 20 kg de resíduos de grãos são gerados na fabricação de cada cem litros de cerveja.

Parte desses resíduos hoje são aproveitados para a ração animal.

Foto: Alterpacks | Divulgação

O produto também é uma alternativa aos os recipientes de papelão e papel, uma vez que muitos deles possuem um revestimento plástico para evitar vazamentos, o dificulta sua reciclagem em centrais de triagem e até mesmo a compostagem caseira.

Foto: Alterpacks | Divulgação

O utensílio é fabricado a partir de grãos usados, como malte e cevada. | Foto: Alterpacks | Divulgação

Além disso, de acordo com a companhia desenvolvedora, os produtos são seguros para consumo, tendo recebido certificação da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) e da Agência de Alimentos de Cingapura (SFA) para contato direto com alimentos.

“Ao reaproveitar os grãos, estamos criando um novo valor econômico e colocando o que seria um subproduto descartado como ração animal, ou direcionado para aterros sanitários, de volta à cadeia de suprimentos como recipientes de alimentos que podem ser usados ​​para substituir os descartáveis ​​de plástico”, afirmou a fundadora e CEO Karen Cheah ao TechCrunch.

O Alterpacks foi lançado no Business Innovation Generator, um programa de incubação no Instituto de Inovação e Empreendedorismo da Singapore Management University.

A startup levantou recentemente US$ 1 milhão em financiamento e atualmente está executando pilotos em Cingapura, Vietnã e Indonésia.

O próximo passo é iniciar a produção e distribuição comercial das embalagens na Ásia, Austrália e Europa.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top