skip to Main Content

Robô na fazenda

Por Kristin Houser – FreeThink – 25 de abril de 2021 – Robô agrícola mata 100.000 ervas daninhas por hora com lasers – Uma pessoa pode capinar cerca 4000 m2 de plantações por dia. Este robô inteligente pode eliminar 20 vezes mais. Foto:  Cortesia da Carbon Robotics.

Carbon Robotics apresentou a terceira geração de seu robô autônomo Weeder, um robô agrícola inteligente que identifica ervas daninhas e as destrói com lasers de alta potência.

Veja video aqui

O desafio do herbicida

As ervas daninhas competem com as plantas por espaço, luz solar e nutrientes do solo.

Eles também podem tornar mais fácil para as pragas de insetos prejudicarem as colheitas, portanto, o controle de ervas daninhas é uma das principais preocupações dos agricultores.

Os herbicidas químicos podem matar as plantas indesejáveis, mas também podem contaminar a água e afetar o solo.

As ervas daninhas podem ser arrancadas manualmente, mas é um trabalho enorme e a escassez de mão de obra já é um grande problema para a produção agrícola.

“Está cada vez mais difícil encontrar pessoas para fazer esse tipo de serviço ano a ano”, disse o agricultor Shay Myers ao Seattle Times.

Seattle-based startup Carbon Robotics says its weed-elimination robot can remove 100,000 weeds per hour.  (Courtesy of Carbon Robotics)

A startup Carbon Robotics, com sede em Seattle, afirma que seu robô de eliminação de ervas daninhas pode remover 100.000 ervas daninhas por hora. (Cortesia da Carbon Robotics)

A Capinadeira Autônoma mata as ervas daninhas sem agredir o solo e a água, e opera de forma autônoma, eliminando a dependência de mão de obra.

Como funciona

o robô agrícola parece um grande cubo sobre rodas.

Enquanto desce por fileiras de plantações, suas 12 câmeras examinam o solo.

Como funcionam os lasers de CO2

Um computador de bordo, alimentado por Inteligencia Artificial, identifica as ervas daninhas e os lasers de dióxido de carbono do robô atiram e matam as plantas.

O Weeder Autônomo pode eliminar mais de 100.000 ervas daninhas por hora e capinar 15 a 20 acres de safras em um dia – para comparação, Myers disse que um trabalhador pode capinar cerca de um acre de suas cebolas por dia.

smart farm equipment

Máquina de dinheiro

Myers espera que o robô agrícola se pague em dois ou três anos, mas tem com um preço alto: o CEO da Carbon Robotics, Paul Mikesell, disse ao Seattle Times que custa centenas de milhares de dólares (ele se recusou a fornecer um preço exato).

Essa não é uma faixa de preço diferente para outros equipamentos agrícolas, mas ainda pode deixar o robô fora do alcance de muitos fazendeiros, embora haja opções de leasing.

Mesmo os fazendeiros que podem comprar o robô estão sujeitos a não conseguir por as mãos em um equipamento destes por algum tempo – a Carbon Robotics já vendeu os bots que tinha disponíveis para entrega em 2021.

Clientes Satisfeitos

Aqueles que conseguiram adquirir o robô agrícola estão satisfeitos com seu desempenho.

“Esta é uma das tecnologias mais inovadoras e valiosas que vi como agricultor”, disse James Johnson, da Fazenda Carzalia, no Novo México, em um comunicado à imprensa.

“Espero que os robôs se tornem populares devido à eficácia com que tratam de alguns dos problemas mais críticos da agricultura, incluindo o uso excessivo de produtos químicos, eficiência do processo e mão de obra”, acrescentou.

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top