skip to Main Content

Sacolas param o trânsito do Centro de Lajeado

Secretaria Municipal de Meio Ambiente promoveu um ato para chamar a atenção para a redução do uso de sacolas plásticas

Em menos de cinco minutos, um tapete vermelho é estendido e por ele passam soberanas da Expovale – Paola Sionara Lagemann e Pietra Charão Toffani -, adultos, crianças e até mesmo o secretário municipal do Meio Ambiente de Lajeado, José Francisco Antunes. Todos carregando sacolas retornáveis, com o objetivo de alertar a população sobre o excesso de consumo de plástico no dia a dia.

Esta foi a ação escolhida para marcar o início da Semana do Meio Ambiente na cidade. Com um “flash mob” que imita uma passarela, anônimos e famosos desfilaram sua consciência ecológica. Em plena Julio de Castilhos, no Centro, o tapete vermelho parou o trânsito por alguns minutos.

Para o secretário José Francisco Antunes, a atividade destacou a importância do uso da sacola ecológica. “É uma forma de despertar a curiosidade com eventos-relâmpago. Nos próximos dias, inclusive, vamos disponibilizar um separador de sacolas para ser usado no aterro sanitário.”

Antunes diz ainda que não adianta proibir o uso de sacolas plásticas em Lajeado. A ideia da pasta é incentivar a redução, para minimizar a quantidade de plástico descartada no lixo doméstico. “Procuramos trabalhar de forma educativa, sugerindo que levem a sacola de pano na hora da compra – até porque as sacolas de plástico são utilizadas para acomodar o lixo doméstico.”

Uma semana de atividades

A programação ambiental segue nesta quarta-feira (1º). No Jardim Botânico, no Bairro Moinhos D’Água, será inaugurada a “Alameda dos Ipês”. A árvore símbolo do município será plantada às 15h.

Na quinta-feira (2), haverá plantio de árvores no Centro. A ação faz parte de um trabalho de reflorestamento promovido pela Secretaria.

Na sexta-feira (2), o palco das atrações será a Praça da Matriz. Das 9h às 15h, atividades como oficinas, palestras e debates sobre zoonoses e licenciamento ambiental marcarão o encontro. Às 16h, ocorre a inauguração da nova ala do canil municipal.

Sacola de pano está na moda

Por meio de uma lei, criada em 2014, empresas podem ser parceiras do programa que visa substituir a sacola de plástico pela retornável, de tecido. Segundo Antunes, a confecção das sacolas depende de parcerias com empresas interessadas, que podem colocar seu logotipo impresso no tecido.

Assim que “patrocinadas”, as sacolas serão distribuídas à comunidade. “Hoje nós temos um programa que permite trocar a sacola de pano por um quilo de alimento não-perecível em determinados eventos”, explica o secretário. A ideia do patrocínio deve ampliar a oferta de sacolas retornáveis. “A sacola de pano está na moda”, complementa.

Saiba mais

O flash mob é conhecido como um evento rápido, marcado pela aglomeração de pessoas em um determinado espaço, geralmente áreas públicas e de grande circulação de pessoas. O evento pode ser de dança, atividade esportiva ou, como a Prefeitura de Lajeado fez, um desfile de modas em uma passarela inusitada.

Fonte – Rodrigo Nascimento, O Informativo do Vale de 01 de junho de 2016

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top