skip to Main Content

Santos vai distribuir composteiras domésticas gratuitamente

Por Marcia Sousa – CicloVivo – 26 de agosto de 2021 – Foto: PMS | Divulgação – A iniciativa é voltada para escolas, ONGs, entre outras instituições educacionais.

A Prefeitura de Santos, litoral de São Paulo, abriu cadastro a instituições educacionais interessadas em receber composteiras domésticas.
A iniciativa visa contemplar os que têm propostas pedagógicas para atuar com compostagem e agricultura urbana.

Escolas, ONGs, associações e outras instituições com trabalhos educacionais poderiam se inscrever até dia 8 de setembro.

De acordo com a prefeitura, a proposta de trabalho, o público-alvo e a ordem de inscrição serão os critérios para a seleção.

Inicialmente, serão distribuídas 12 composteiras. Se houver mais interessados, será criado um cadastro-reserva.

Além de receber a cessão de uso da composteira, a instituição selecionada participará da  plataforma “Composta Comunidade” onde terá acesso a conteúdo educativo sobre compostagem e agricultura urbana, podendo compartilhar os trabalhos realizados, tirar dúvidas e enviar sugestões.

“A Plataforma ‘Composta Comunidade’ proporcionará um ambiente de interação e cooperação com as demais instituições participantes, permitindo a troca de experiências e a articulação de ações em parcerias (como a organização de mutirões).

A instituição indicará de um a cinco educadores para participar da plataforma.

Outras 33 instituições que já estão com composteiras cedidas também integrarão a nova comunidade”, explica a prefeitura em comunicado.

 

A iniciativa faz parte do Programa Composta Santos, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

As inscrições poderiam ser feitas neste formulário online.

Composteira doméstica

Também chamadas de minhocários, as unidades são basicamente caixas onde se deve inserir minhocas para decompor restos de alimentos. Os microrganismos transformam frutas, legumes e verduras em um rico biofertilizante, que serve de adubo para hortas e plantas. A prática contribui para a saúde das plantas e diminui a quantidade de lixo encaminhado para os aterros da cidade.

Além disso, por ser compacta, a composteira doméstica pode ser instalada mesmo dentro de pequenos espaços.

Vídeo de Renata Vieira

como fazer composteira

Ficou interessado? Saiba como fazer uma composteira caseira.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top