skip to Main Content

Simulado de acidente foi realizado com sucesso em Maringá

As cinco vítimas fictícias foram socorridas em aproximadamente 40 minutos

Treinar é capacitar. Sob calor escaldante superior a 45ºC [no asfalto] os socorristas do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da concessionária de rodovias Viapar realizaram o simulado de acidente de trânsito entre um caminhão e um ônibus. Foi na PR-317, altura do km 107 [embaixo do viaduto] – pista sentido Floresta / Maringá. O resgate demorou aproximadamente 40 minutos e também contou com o apoio da Polícia Rodoviária Estadual (PRE).

As cinco vítimas foram fictícias, diferente do empenho dos oficiais, médicos e enfermeiros. Quem acompanhou de perto notou a seriedade com que trabalho foi conduzido. O treinamento teve início às 14 horas. Alguns minutos depois já apontavam as primeiras viaturas. Ao todo, foram empenhados mais de 20 veículos e 30 socorristas. Conforme as vítimas iam sendo retiradas das ferragens, eram transportadas até lonas de cores preta, vermelha, amarela e verde – de acordo com o grau de gravidade. Duas delas que estavam presas em locais de maior dificuldade literalmente fizeram com que os socorristas suassem as camisas.

A iniciativa faz parte da Semana de Salvamento Veículos do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros – Módulo Veículos Pesados, que teve início na segunda-feira (1) e prossegue até amanhã (5) na sede da Viapar. “Vidas salvas, dedicação total das equipes, estudo, qualificação e benefício a quem precisa. Com esses propósitos concluímos com sucesso mais esse treinamento, para que em uma situação real estejamos capacitados para atender da melhor forma possível”, avaliou o coordenador geral de Urgência e Emergência de Maringá, Maurício Lemos.

Como numa ocorrência autêntica, os acidentados foram encaminhados aos hospitais referência. Ao final do resgate os participantes, que estavam muitos cansados, foram banhados pelo jato de água do Corpo de Bombeiros e rezaram uma oração.

Fonte – Assessoria de comunicação da VIAPAR de 04 de outubro de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top