skip to Main Content

Sucesso estrondoso do parque eólico escocês mostra potencial global

Por – The Guardian – 30 de março de 2021

Hywind Scotland está quebrando recordes mundiais de produção de energia elétrica e agora outras empresas estão competindo por locais para instalar mais usinas eólicas.

A empresa norueguesa Equinor, que apostou na planta de Hywind, na Escócia, disse que a experiência permitiu-lhes cortar os custos em 40%. Fotografia: Xinhua / Alamy

Demorou 10 anos para desenvolver o primeiro parque eólico flutuante que pareceu uma aposta louca e perigosas para alguns por instala-las a 15 milhas de Aberdeen, nas águas mais tempestuosas do Mar do Norte.

Mas, depois de três anos em operação, vem quebrando todos recordes mundiais de produção de energia a partir do vento.

Seu sucesso supera até mesmo a velocidade com que outros parques eólicos offshore da Europa, aqueles instalados em águas rasas, que deixaram de ser uma opção viável por ficarem mais caras.

O potencial mundial dos parques eólicos flutuantes é ainda maior.

A escala das cinco primeiras turbinas flutuantes é impressionante – 175 metros acima do nível do mar com outros 75 metros embaixo do mar a fim de equilibrar o peso da torre e das pás do rotor com um diâmetro de 154 metros.

A enorme altura torna-os um sucesso comercial porque mais longe da terra, eles podem pegar vento que sopram continuamente e fornecer mais potência.

A empresa norueguesa Equinor, que apostou na Hywind Scotland , disse que a experiência permitiu-lhes cortar os custos de produção em 40%.

A empresa agora está construindo um parque eólico flutuante ainda maior na costa da inglaterra, perto de sua sede, mesmo antes de procurar mais locais no Reino Unido.

Mas eles terão concorrência: as empresas já estão lutando para licitar novos locais para construir parques eólicos flutuantes na costa galesa e na Cornualha.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top