skip to Main Content

Suécia investe em geração de energia nuclear para se tornar totalmente livre de combustíveis fósseis em curto prazo

Por 1 de julho de 2023 – Foto: Blog do Stoodi – O plano da Suécia com a energia nuclear é se tornar 100% livre de combustíveis fósseis até 2045.

Enquanto a Alemanha aposta nas energias renováveis, a Suécia adotou uma abordagem diferente, voltando-se para a geração nuclear de energia.

O país decidiu fazer o que considera ser a escolha óbvia para reduzir as emissões de CO2 ao optar pela energia nuclear.

Nesta matéria, será discutida a mudança de meta da Suécia, de 100% renováveis para 100% livre de combustíveis fósseis até 2045, e as implicações da inclusão da energia nuclear em suas metas energéticas.

A mudança nas metas energéticas da Suécia

O parlamento sueco aprovou uma alteração em suas metas energéticas, estabelecendo que o país será 100% livre de combustíveis fósseis até 2045.

Essa mudança permite que a energia nuclear faça parte das metas governamentais de energia.

Há 40 anos, o governo sueco adotou uma política de eliminação gradual da energia nuclear, mas em junho de 2010, o parlamento votou pela revogação dessa política.

O governo eleito no ano passado tem buscado promover a energia nuclear como uma solução viável.

A Suécia sempre foi uma líder na participação de energia renovável na União Europeia, especialmente com biomassa e energia hidrelétrica.

No entanto, o país reconhece a necessidade de mais produção de eletricidade, eletricidade limpa e um sistema de energia estável.

A concessionária estatal Vattenfall planeja construir pelo menos dois pequenos reatores modulares e estender a vida útil dos reatores existentes no país.

A mudança para a energia nuclear não representa uma grande transição para a Suécia, que já obtinha metade de sua eletricidade a partir de fontes hidrelétricas e nucleares há 30 anos.

A nova meta é específica para eletricidade livre de combustíveis fósseis, não para o uso total de energia.

Desafios e controvérsias para a transição energética da Suécia

Embora a Suécia tenha uma liderança em energia renovável, ainda depende de carvão, petróleo e gás para cerca de 30% de sua energia.

O governo atual cortou subsídios para carros elétricos, relaxou os requisitos para combustíveis neutros em carbono e defendeu o funcionamento de usinas de carvão em modo de espera.

Essas medidas levantam preocupações sobre o cumprimento das metas de emissões de 2030 e o impacto ambiental.

Além disso, as propostas suecas para prolongar os subsídios para usinas de carvão foram recebidas com preocupação pela União Europeia, e a intenção de enfraquecer uma lei de restauração de habitats naturais também gerou controvérsias.

A Suécia optou por abandonar as energias renováveis em favor da geração nuclear de energia como parte de sua estratégia para se tornar 100% livre de combustíveis fósseis até 2045.

Embora tenha sido um líder em energia renovável, o país ainda enfrenta desafios em relação às suas metas de emissões e questões controversas relacionadas a subsídios e impacto ambiental.

A decisão sueca destaca a diversidade de abordagens adotadas pelos países na busca por soluções de energia sustentável.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top