skip to Main Content

Umidade acima dos oceanos pode ser fonte inesgotável de água potável

Por Redação do Site Inovação Tecnológica – 23 de dezembro de 2022 –  O sistema de condensação do vapor de água é uma tecnologia bem conhecida. Imagem: Afeefa Rahman et al.

Vapor de água doce

Os oceanos não nos disponibilizam água potável, e as tecnologias de dessalinização ainda são caras e energeticamente ineficientes.

Mas pode haver uma forma de suprir todas as necessidades humanas de água doce lá mesmo nos oceanos.

Acontece que, logo acima de todos os oceanos da Terra, existe uma camada de água doce na forma de vapor de água – tudo o que precisamos é de uma técnica para capturar essa água de maneira economicamente viável.

E um trio de pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, acredita ter a solução para isso.

A proposta consiste em construir estruturas no oceano – flutuantes, ancoradas ou fixas, como as plataformas de petróleo – para capturar a umidade na camada logo acima da superfície do mar.

A equipe fez análises atmosféricas e econômicas usando estruturas hipotéticas de 210 metros de largura por 100 metros de altura, instaladas ao longo da costa.

A conclusão é que o rendimento hídrico estimado das estruturas poderia fornecer água doce para grandes centros populacionais de modo economicamente vantajoso no caso de várias regiões que já apresentam escassez de água.

“As atuais regiões com escassez de água poderão ficar ainda mais secas no futuro, agravando o problema,” disse a professora Francina Dominguez, citando as estimativas das mudanças climáticas.

“E, infelizmente, as pessoas continuam se mudando para áreas com escassez de água.”

Umidade acima dos oceanos pode ser fonte inesgotável de água potável

A equipe calcula que a técnica já seria economicamente viável em várias regiões do mundo. Imagem: Afeefa Rahman et al. 

Condensando a umidade

A ideia consiste em capturar o vapor de água da atmosfera logo acima da superfície do oceano e transportar o ar carregado de umidade para a terra próxima, onde sua condensação pode fornecer água doce.

A captura da água pode utilizar um sistema comum de compressor/condensador, como os usados em sistemas de ar-condicionado.

“Em essência, nossa abordagem imita o processo físico natural do ciclo hidrológico, pelo qual a umidade evaporada do oceano é transportada para o interior, esfria e condensa para então cair na superfície terrestre como chuva, exceto que propomos projetar o caminho através do qual a umidade evaporada se move, controlando assim o local onde a água é disponibilizada através da condensação controlada,” explicou a equipe.

Os pesquisadores afirmam que esta é uma das características mais interessantes da solução que eles propõem:

Ela funciona seguindo o ciclo natural da água, fugindo das tradicionais propostas de geoengenharia, que podem ter largos efeitos colaterais negativos, como o aumento das secas.

“A diferença é que podemos orientar para onde vai a água evaporada do oceano,” reforçou Dominguez.

Leia o artigo completo aqui

Bibliografia:
Artigo: Increasing freshwater supply to sustainably address global water security at scale
Autores: Afeefa Rahman, Praveen Kumar, Francina Dominguez
Revista: Nature Scientific Reports
Vol.: 12, Article number: 20262
DOI: 10.1038/s41598-022-24314-2

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top