skip to Main Content

12 cidades que plantam uma árvore a cada bebê nascido

Elas ajudam a amenizar a temperatura, aumentam a umidade do ar, nos dão sombra, filtram a poluição, absorvem a água da chuva, evitando enchentes, e até bloqueiam a entrada de barulho e poeira em nossas casas – sem contar que deixam qualquer lugar mais bonito.

Daria para ficar horas enumerando os benefícios das árvores para as cidades. Muitos municípios, no entanto, preferem gastar esse tempo derrubando-as, seja para a construção de mais um shopping ou para o alargamento de outra avenida.

Mas não essas cidades que iremos listar a seguir. Cada vez mais conscientes da importância do verde para a qualidade de vida da população, muitas prefeituras estão adotando, Brasil afora, a ideia de plantar uma muda de árvore (nativa, é claro) para cada novo bebê que nasce no município.

A iniciativa esverdeia as cidades e, de quebra, é uma ótima simbologia para marcar e acompanhar o desenvolvimento das crianças. Sem contar que ajuda a florescer, desde cedo, nos pequenos os princípios da educação ambiental.

Já contamos por aqui a história do município de Senhora dos Remédios, em Minas Gerais, que planta um ipê para cada bebê nascido. Confira, a seguir, outras 11 cidades brasileiras que aderiram ao projeto Uma Criança, Uma Árvore e incentivam o plantio de mudas para marcar o nascimento dos novos moradores.

1. Clevelândia (PR)

2. Diamantina (MG)

3. Guarapari (ES)

4. Itaperuna (RJ)

5. Ituverava (SP)

6. Passos (MG)

7. Penápolis (SP)

8. São Caetano do Sul (SP)

9. São José do Rio Preto (SP)

10. Sorocaba (SP)

11. Tramandaí (RS)

Cada cidade tem sua metodologia: em São José do Rio Preto, em São Paulo, por exemplo, a prefeitura doa uma muda de espécie nativa para cada pai interessado em plantar uma árvore para celebrar o nascimento de seu filho. Já em Itaperuna, no Rio de Janeiro, todo o trabalho é feito pelo governo: os pais comunicam o nascimento e a Secretaria de Meio Ambiente faz o plantio. Independente dos métodos, o resultado é o mesmo: cidades mais verdes e bebês engajados na preservação ambiental, desde cedo.

Conhece outra cidade adepta à iniciativa? Comente.

Fonte -The Greenest Post de 05 de maio de 2015

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top