skip to Main Content

IAP vai distribuir gratuitamente mais de 100 mil mudas de araucária

As mudas são produzidas em 20 viveiros do IAP espalhados pelo Paraná e serão distribuídas junto com outras espécies e instruções de plantio e de cuidados

Esta época de pinhão na mesa dos paranaenses é para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão ligado ao Governo do Estado, o período de coletar as sementes da araucária e de preparar as mudas que ajudarão a garantir o futuro da espécie. As mudas depois são distribuídas gratuitamente à população. Este ano, a ideia é que mais de uma tonelada de pinhão seja transformada em 110 mil araucárias.

As mudas são produzidas em 20 viveiros do IAP espalhados pelo Paraná. São colhidos apenas pinhões de pinhas com características de maturação, quando começa a ocorrer naturalmente a liberação da semente. Os pinhões são colhidos nas regiões de Curitiba, Francisco Beltrão, Irati, Guarapuava, Pitanga, Ponta Grossa, Pato Branco, Cascavel e União da Vitória.

“Como estratégia de conservação da diversidade biológica, cada viveiro tem como foco a produção de espécies de suas regiões. A araucária tem suas áreas de ocorrência natural, e são nelas que devem ser plantadas”, explica a bióloga Maria Cecília de Oliveira Bastos, coordenadora dos viveiros do IAP.

As mudas são distribuídas gratuitamente junto com outras espécies e instruções de plantio e de cuidados.

Serviço

Qualquer pessoa interessada no plantio de árvores nativas ou produtores rurais que queiram recuperar as áreas degradadas e alteradas de suas propriedades podem pedir a muda. Basta entrar no site do IAP e clicar no ícone “Requerimento de Mudas Nativas”, ou diretamente neste site e fazer o cadastramento.

Após preencher e enviar os dados, o requerimento passa pela análise do IAP, que depois entra em contato para informar o viveiro que irá fornecer a muda. O interessado deve imprimir duas guias do requerimento e levar até o viveiro para retirar a muda.

Espécie em extinção

Os últimos dados sobre a quantidade de araucárias no Paraná são de 2001. Naquele ano, um levantamento do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Universidade Federal do Paraná, revelou que o Estado possuía menos de 66 mil hectares intactos de floresta com araucária – ante um passado que já chegou a 8 milhões de hectares.

Fonte – Gazeta do Povo de 07 de maio de 2015

Imagem – EP

Este Post tem 2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top