skip to Main Content

12 dicas para evitar que as microfibras da sua roupa cheguem ao mar

Uma lista com 12 dicas para o ajudar a reduzir a quantidade de microfibras de plástico que a sua roupa liberta para o oceano

De cada vez que lava os seus casacos e mantas polares, roupa desportiva, leggings e outros artigos feitos de nylon, acrílico e poliéster, centenas de milhares de microfibras de plástico são libertadas para a água de lavagem.

Como são tão pequenas, as ETAR (estações de tratamento de águas residuais) não as conseguem filtrar. Sabe o que acontece então? Vão parar aos rios e aos oceanos, onde são uma ameaça para os animais marinhos, que as ingerem por as confundirem com comida.

Como resultado desta poluição, as microfibras estão a entrar na cadeia alimentar: já foram descobertas no peixe vendido no supermercado e no sal. Um estudo estimou que os consumidores de peixe e de marisco ingerem até 11 mil pequenos pedaços de plástico por ano, dos quais dezenas são absorvidos para a corrente sanguínea.

Embora pequenas, são uma das grandes fontes da poluição de plástico no mar e já foram chamadas, pelo The Guardian, “o maior problema ambiental de que nunca ouviu falar”.

O que pode fazer

Aqui está uma lista com 12 dicas que o podem ajudar a reduzir a quantidade de microfibras que a sua roupa liberta para o oceano.

1 – Esta dica é um pouco óbvia: opte por roupas feitas de fibras naturais, como o algodão, o linho, o cânhamo e a lã, sempre que possível. Ao contrário das fibras sintéticas, as naturais acabam por se decompor no ambiente.

2 – Lave as roupas de tecidos sintéticos menos frequentemente e num programa mais curto. Os artigos que precisam de ser lavados com mais frequência devem ser de fibras naturais.

3 – Veja o vídeo “A História das Microfibras” (não se esqueça de ativar as legendas em português) e leia os seguintes artigos para ficar a conhecer melhor este problema:

4 – Encha a máquina de lavar na sua carga máxima. Isto faz com que haja menos fricção entre as roupas e, consequentemente, menos fibras libertadas.

5 – Lave a roupa a temperaturas mais baixas, uma vez que as temperaturas mais elevadas podem danificar as roupas e libertar mais fibras.

6 – Troque o detergente de roupa em pó por um líquido.

A quantidade de microfibras libertadas por diferentes materiais

7 – Quando limpar a sua máquina de lavar ou de secar a roupa, não deite o cotão pelo cano abaixo, deite-o no lixo.

8 – Se quiser, pode comprar um Guppy Friend, um saco para lavar a roupa que captura 99% das fibras libertadas durante a lavagem. O saco será, brevemente, comercializado e o seu preço deverá rondar os 20-30€. No final da lavagem, remova as microfibras do saco com a mão e descarte-as.

9 – Sempre que possível, opte por vestuário de boa qualidade e não se esqueça de comprar apenas aquilo de que precisa. Um estudo mostrou que os artigos de pouca qualidade libertam mais fibras. Use os seus artigos até ao fim da sua vida útil.

Plâncton ingere uma microfibra que lhe causa uma obstrução intestinal

10 – Também pode comprar uma Cora Ball, uma bola que se coloca dentro da máquina de lavar e que captura 35% das microfibras libertadas em cada lavagem. Para melhores resultados, a equipa que a desenvolveu recomenda o uso de 2 ou 3 Cora Balls.

11 – Invista num filtro para a máquina de lavar.

12 – Avise ou seus amigos e familiares sobre este problema, para que eles também fiquem a conhecer o impacto das roupas de tecidos sintéticos, e pergunte às suas marcas favoritas que medidas estão a tomar para fazer face a esta questão.

Fonte – The UniPlanet de 25 de maio de 2017

This Post Has One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top