skip to Main Content

1,7 toneladas de mercúrio são apreendidas no Brasil

mercúrio ilegalLote apreendido destinava-se à garimpos ilegais

Operação do IBAMA barra mercúrio em Santa Catarina. Produto veio da Turquia

Em operação conjunta entre IBAMA e Receita Federal, que já haviam apreendido 430 kg de mercúrio em fevereiro, mais uma conquista em prol do meio ambiente: mais 1,7 toneladas, vindas da Turquia para o Porto de Itajaí, foram confiscadas com sucesso!

Garimpo ilegal

De acordo com o órgão regulamentador, o mercúrio foi importado por uma empresa com sede em Joinville (SC), cuja licença já havia sido cassada em janeiro por conta de irregularidades. O container, que estava sendo monitorado pelo IBAMA, foi interceptado pela fiscalização e a descoberta de mais de uma tonelada de mercúrio feita.

A importadora joinvilense fornecia mercúrio para garimpos ilegais de ouro na região amazônica, repassado para uma empresa fantasma em Mato Grosso, descoberto em fevereiro na ocasião da primeira apreensão.

O destino de mais esta carga havia sido identificada como parte de um esquema ilegal para fornecer este metal pesado para mineradoras, em 2013. Garimpos, estes, clandestinos.

90% de cargas desviadas

O IBAMA estima que cerca de 90% das importações feitas pela empresa nos últimos 5 anos foram desviadas. Em comparação, as apreensões em garimpos ilegais não costumam passar de 5 quilos.

A multa é de R$ 1,5 milhão por, além da importação ilegal, usar dados falsos junto ao IBAMA, e o caso tramita na justiça para eventual responsabilização criminal, afinal, esta substância é extremamente nociva para o meio ambiente e a população.

A carga deve ser enviada ser enviada ao país de origem – Turquia – ou mais sanções serão aplicadas.

Mercúrio: um metal pesado

“Metal pesado” é um termo usado para classificar metais que são considerados poluentes e, claro, o mercúrio é o que mais aparece nas listas. Ele pode ser encontrado de diversas formas:

– Elementar – metálico;

– Inorgânico – ex: cloreto de mercúrio;

– Orgânico – ex: etil e metilmercúrio.

De fácil contaminação, provoca a desintegração de tecidos e bloqueia sistemas enzimáticos. Ou seja, pode ser um veneno.

Seu uso irregular em garimpos ilegais pode causar contaminação do solo, da água, deixando doentes animais e trabalhadores, que usam a substância para separar ouro de outros minerais.

Fonte – Fonte – Pensamento Verde de 22 de maio de 2018

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top