skip to Main Content

9 dicas para reduzir a quantidade de resíduos que você produz (dadas pela americana que gera 1 pote de lixo por ano)

9 dicas para reduzir a quantidade de resíduos que você produz (dadas pela americana que gera 1 pote de lixo por ano)Foto: Instagram/zerowastehome

“Não!” Talvez essa seja a palavra que Ana Milhazes Martins mais diz a si mesma toda vez que está em algum estabelecimento comercial. Isso porque a moça adotou o hábito de, antes de consumir algo, sempre se perguntar se realmente precisa daquilo. O objetivo é adotar um estilo de vida mais minimalista e, consequentemente, reduzir sua pegada no mundo – e, claro, sua produção deresíduos.

Ana está indo tão bem em seu propósito que, inclusive, virou referência sobre o tema. Ela é gestora da página Lixo Zero Portugal e autora do blog Ana, Go Slowly. A moça adotou o estilo de vida Desperdício Zero em 2016 e admite que nem sempre é fácil mantê-lo. Em uma sociedade extremamente consumista, muitas vezes ela se sente uma extraterrestre, mas garante que aos poucos a situação está melhorando – e fica muito feliz em perceber que, inclusive, está gastando cada vez menos dinheiro em sua vida. Afinal, quem não gosta de economizar?

LEIA TAMBÉM:
Adepto do minimalismo garante: você só precisa de uma unidade de cada objeto que tem em casa. Faça o exercício!

E os motivos de alegria não param por aí: a blogger americana orgulha-se de ter, recentemente, reduzido ao máximo o lixo que produz. Em agosto de 2016, começou a colocar todos os resíduos que gera em um frasco, seguindo o movimento global Zero Waste. Para sua surpresa, o lixo que produziu num ano, juntamente com o marido e os dois filhos, coube num pequeno frasco de vidro.

Como ela conseguiu? Confira abaixo 10 dicas de Ana para reduzir (e muito!) a quantidade de lixo que você produz no sua dia a dia.

  • Tenha na carteira um “kit” ecológico para poder recusar descartáveis: guardanapo de pano; talheres reutilizáveis; garrafa de água reutilizável…;
  • Compre a granel sempre que possível – e use sacos de pano e frascos de vidro para transportar suas compras;
  • Dê preferência a embalagens de alumínio, papel, vidro ou ferro, pois podem ser reutilizadas e conseguem ser totalmente recicladas;
  • Faça vinagre caseiro para usar na limpeza de casa;
  • Cole um adesivo “Publicidade não” na caixa de correio;
  • Se for mulher, use copo menstrual e/ou panos higiênicos de tecido, laváveis, em vez de absorventes descartáveis;
  • Composte em casa o lixo orgânico que produz;
  • Quando tiver que trocar de escova de dentes, compre uma de bambu (biodegradável). Use as antigas na limpeza de casa;
  • Use shampoo, condicionador e sabonete sólidos, em barra. Os líquidos vêm em embalagens de plástico.

Gostou das dicas? Então não deixe de acessar o guia completo de Ana Milhazes para aqueles que querem adotar um estilo de vida Desperdício Zero.

Fonte – Mattheus Goto, The Greenest Post de 05 de janeiro de 2017

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top