skip to Main Content

Com 80 mortes, Japão reconhece onda de calor como desastre natural

Homem tenta aliviar o calor com uma ventilador portátil nas ruas de Tóquio – MARTIN BUREAU / AFP

Temperaturas ‘sem precedentes’ levam 22 mil pessoas aos hospitais

Uma onda de calor atípica que persiste nas últimas semanas já provocou a morte de ao menos 80 pessoas no Japão, informaram autoridades nesta terça-feira. As salas de emergência dos hospitais ficaram lotadas com mais de 22 mil pessoas procurando ajuda médica, principalmente idosas. A recomendação é que a população fique em casa para evitar as altas temperaturas que, em algumas áreas do país, superam os 40 graus Celsius.

— Nós estamos observando níveis sem precedentes de calor em algumas áreas — afirmou o porta-voz da Agência Meteorológica do Japão, segundo a BBC, acrescentando que a onda de calor é “uma ameaça à vida e nós a reconhecemos como um desastre natural”.

O governo anunciou medidas emergenciais para lidar com a situação, com investimentos para a instalação de ar-condicionado nas escolas públicas e a sugestão de que as férias de verão, que começaram nesta semana, sejam prolongadas. A previsão é que as temperaturas acima de 35 graus Celsius persistam até o início de agosto.

Na segunda-feira, a cidade de Kumagaya, nos arredores de Tóquio, registrou 41,1 graus Celsius, temperatura recorde desde o início dos registros, em 1896. Na capital, as temperaturas superaram a marca de 40 graus Celsius pela primeira vez na história.

— Temperaturas recorde continuam em todo o país e medidas de emergência para a proteção e bem-estar dos estudantes se tornaram uma questão — afirmou o Secretário Geral do Gabinete, Yoshihide Suga, em entrevista coletiva.

Maior parte das mortes entre idosos

A emissora estatal NHK faz alertas frequentes para as pessoas se manterem hidratadas, reporem os sais perdidos com o suor e ficarem em ambientes fechados. Vídeos com instruções para o socorro de vítimas de insolação leve também são transmitidos constantemente.

Segundo a Agência de Gerenciamento de Defesa e Incêndios, na semana passada foram registradas 65 mortes relacionadas ao calor, contra 15 nas duas semanas anteriores. De acordo com a agência Kyodo, apenas na segunda-feira 13 pessoas morreram no país por causa do calor, mas os números não são oficiais.

— Os idosos são representam a vasta maioria das mortes — afirmou à Reuters Fumiaki Fujibe, pesquisador da Universidade Metropolitana de Tóquio. — Cerca de metade das pessoas que vão para as salas de emergência tem mais de 65 anos, mas eles representam 80% das mortes.

Fonte – O Globo de 24 de julho de 2018

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top