skip to Main Content

Por que a proibição do plástico pode ser ruim

Por TK Arun – The Tribune – Índia – 17 de março de 2023 – Ele é prático, é útil de maneiras que estão além da enumeração. É realmente onipresente. Foto: PTI

Não proíba o plástico; os custos são muito elevados para a sociedade, em particular para os menos favorecidos. 

Em vez disso, invista pesadamente em tecnologias para degradar o plástico ainda não passível de biodegradação e implemente-as para resolver o problema. 

A Índia tem capacidade de trabalho para coletar todos os resíduos plásticos e reciclá-los ou tratá-los com agentes químicos ou biológicos para convertê-los em compostos mais simples, como dióxido de carbono, água e metano. 

A Índia também tem a inteligência para inovar em novas soluções para o problema da persistência do plástico no ecossistema.

Diferentes países estão se preparando para banir o plástico. 

Vários estados e cidades da Índia já proibiram o uso de plástico em geral ou de uso único. 

Essas proibições servem basicamente para aumentar a renda dos bandidos de proteção, alguns deles entrincheirados na máquina do Estado, que permitiriam que as pessoas continuassem seus negócios como sempre, penalizando ocasionalmente alguns infratores para demonstrar o que aconteceria com aqueles que se recusassem a pagar a taxa de proteção.

O plástico se decompõe em pedaços menores e esses pequenos pedaços em pedaços ainda menores, resultando no fim em coisas chamadas de microplástico.

Quando as roupas de poliéster são lavadas na máquina, partículas muito pequenas do material usado para fazer a fibra se desprendem e se juntam à água drenada, e esses microplásticos acabam chegando ao oceano. 

O uso de detergentes líquidos, em vez de em pó, reduz a abrasão e a quebra da fibra quando as roupas sintéticas são lavadas.

Reduzir, reutilizar, reciclar (RRR) é frequentemente prescrito como o mantra mais eficaz para o problema da persistência do plástico; algumas estimativas sustentam que há mais peças de plástico acumuladas no oceano do que peixes. 

O microplástico pode entrar na cadeia alimentar e, por fim, no corpo humano. 

As consequências podem ser bastante prejudiciais. 

O problema é real, mas a solução não é banir o plástico. 

O plástico é útil de maneiras que estão além da enumeração. 

De embalagens a equipamentos médicos, de lentes de óculos a vidraças de aeronaves, de peças de maquinário fortes, mas leves, ao invólucro da maioria dos eletrônicos, o plástico é o esteio da vida moderna.

Considere um vendedor ambulante que vende legumes e frutas, um lojista em localidades menos favorecidas que vende uma variedade de produtos, desde alimentos a cosméticos, embalados em bolsas e sachês plásticos, artigos domésticos usados ​​pelos pobres, desde calçados e brinquedos até estatuetas de santos – o plástico é onipresente na vida da sociedade atual.

Pode-se argumentar que nem todo plástico deve ser banido, apenas o plástico de uso único está sendo banido no momento. 

Isso levanta a questão: como isso é uma solução real para o problema do plástico e outros chamados produtos químicos eternos?

A resposta é um encolher de ombros pragmático: devemos começar em algum lugar e reduzir o uso de plástico o máximo que pudermos. 

Esse é o tipo de pragmatismo que resulta na exigência ridícula de que os compradores usem sacolas de pano para levar para casa vários itens de mercearia, cada um dos quais embalado em plástico. (NOTA DA FUNVERDE: Só quem usa sacolas retornáveis sabem o quanto são práticas, não existe nada melhor, o problema é lembrar de levar as sacolas nas horas das compras não programadas).

Já existe tecnologia para tornar alguns tipos de plástico biodegradáveis. 

As poliolefinas, um termo usado para descrever o polietileno e o polipropileno em diferentes formas, podem se tornar rapidamente degradáveis ​​pela adição de aditivos químicos chamados d2w e d2p, que tornam as poliolefinas biodegradáveis ​​na presença de oxigênio.

Eles estão em uso em todo o mundo há cerca de quatro décadas. (NOTA DA FUNVERDE: No Brasil temos à muito tempo incentivado o uso desta tecnologia que realmente funciona e não gera microplásticos. Se for para usar plásticos, que seja um plástico aditivado com tempo de vida útil programado).

Mas na Índia, seu uso está envolvido em uma disputa sobre padrões e testes. 

Demora cerca de dois anos para demonstrar a biodegradabilidade, enquanto as empresas precisam de certificação mais rápida. 

Outro problema é a constatação da indústria de que o padrão especificado pelo Bureau of Indian Standards para a quebra de moléculas de plástico é problemático; segundo eles, exclui a repartição da primeira rodada.

Eles querem que o governo use um teste padrão que é usado em outras partes do mundo, como ASTM D6954, até que a disputa sobre o padrão seja corrigida.

Essas são demandas da indústria que podem ser atendidas sem nenhuma ameaça terrível e imediata à saúde e ao bem-estar humanos.

No entanto, a tecnologia biodegradável d2w não é adequada para PET, poliestireno, nylon e PVC (policloreto de vinila). 

O desafio é degradá-los também. 

Se bactérias podem ser cultivadas para consumir manchas de óleo, não há razão para que o plástico também não seja passível de tal conversão em compostos que ocorrem naturalmente.

Este é um desafio técnico no qual o governo deveria investir muito dinheiro e inteligência. 

A capacidade biotecnológica da Índia está, em sua maior parte, trabalhando no exterior em laboratórios administrados por empresas multinacionais e governos estrangeiros.

As universidades indianas e os conselhos científicos devem convidar alguns dos principais biotecnólogos de origem indiana de volta à Índia, com a promessa de autonomia e financiamento, para desenvolver as soluções que o mundo em geral precisa na degradação do plástico.

Depois, há a tarefa de coletar, classificar, limpar e disponibilizar para processamento as milhões de toneladas de plástico descartadas no país. 

Assim, estima-se que cerca de 60% do lixo plástico seja coletado para reciclagem na Índia. 

A Índia tem gente suficiente para fazer o trabalho intensivo em mão-de-obra. 

Se a sua remuneração for melhorada, mergulhando em uma taxa que pode ser imposta ao plástico na fase de matéria-prima e utilizada para reciclagem e degradação, isso aumentaria o emprego e a sustentabilidade ambiental. (NOTA DA FUNVERDE: O mesmo poderia ser utilizado para o Brasil)

O esgoto deve, é claro, ser tratado para a degradação do plástico, juntamente com outros tratamentos que o esgoto deveria receber.

‘Reduzir, reutilizar e reciclar’ é frequentemente prescrito como o mantra mais eficaz para conter a persistência do plástico.

O objetivo é encontrar soluções para o problema do plástico de uma maneira que converta o problema em uma oportunidade de lucro e que crie meios de subsistência decentes, e, claro, sustentabilidade.

É um pouco mais complexo do que uma proibição simples e inexequível. 

Mas também é o mais sustentável.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top