skip to Main Content

Heliotube, concentrador solar com plásticos reciclados que reduce pela metade os custos da energia solar térmica

Por EcoInventos – Green Tecnology – 23 de novembro de 2022

HelioTube, um novo conceito de concentrador solar criado a partir de plásticos reciclados pela empresa austríaca Heliovis AG, retorna a Espanha para se instalar numa fábrica de produção de cogumelos em Albacete, depois de ter estabelecido a sua fábrica piloto na mesma província, onde testou os resultados desta tecnologia, que pode revolucionar a energia solar térmica com economia de custos de 55% e redução de emissões de CO2 de 40% em comparação com instalações convencionais.

 

Este concentrador em que a Comissão Europeia vê um enorme potencial para promover a energia solar concentrada, que estabelece um novo padrão para a sua pegada de baixo carbono, consiste numa estrutura cilíndrica de 220 metros de comprimento e 9 metros de diâmetro em plástico reciclado flexível, durável e muito leve, A Aspect reduz o peso em até 90% em relação às usinas parabólicas convencionais, que costumam utilizar grandes quantidades de aço e vidro.

 

Este concentrador é construído com três filmes plásticos integrados em um sistema totalmente hermético.

A primeira dessas camadas é um filme de ETFE transparente que favorece a entrada de luz, que incide sobre a segunda folha, feita de plástico PET, atrás da qual está outra folha de PVC.

 

A estrutura possui duas câmaras separadas que, graças a uma diferença de pressão, favorecem a concentração da luz e a conversão da radiação solar em energia térmica.

Neste vídeo da experiência HelioTube em Castilla la Mancha você pode ver como funciona este sistema, que incorpora um motor para girar sobre si mesmo até 340 graus.

Segundo a empresa que promove esses concentradores, cada tubo produz um megawatt de energia térmica.
Além da produção, as vantagens do HelioTube em relação aos sistemas convencionais de energia solar térmica são muitas, incluindo a facilidade de dimensionamento do sistema, seus custos mais baixos, seu impacto ambiental reduzido e, além disso, as facilidades que acarreta para logística e ou transporte.Na verdade, o HelioTube é rolável e pode ser transportado em contêineres padrão até o local onde será instalado, para o qual será necessário apenas inflá-los e começar a funcionar.

O HelioTube pode representar um avanço no fornecimento de energia através da energia solar térmica que, comparada à energia solar fotovoltaica, costuma oferecer melhores resultados em termos de estabilidade de produção e capacidade de armazenamento.

Suas aplicações possíveis são muito variadas, mas entre elas estão o fornecimento de energia elétrica, dessalinização de água, refrigeração ou processos industriais por calor, como pasteurização, esterilização ou secagem.

Antes que este avanço entre na fase de comercialização, será testado novamente na província de Albacete, especificamente em algumas instalações de Villalgordo de Lúcar, onde uma planta de produção de cogumelos da cooperativa Mercajucar substituirá parte da energia que até agora era obtida do diesel e pellets para o fornecido pelo HelioTube.

A empresa já havia realizado seu teste piloto nesta área da Espanha, um dos países do mundo que mais poderia se beneficiar desse avanço, especialmente projetado para regiões ensolaradas.

 

 

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top