skip to Main Content

A indústria de compostagem dos EUA tem um grande problema com os plásticos

Por Kate Bertrand Connolly – Plastic Today – 11 de março de 2024 – Relatório do Composting Consortium mostra a parceria com 10 fabricantes de plásticos chamados de biodegradáveis para pesquisar as taxas de contaminação da compostagem – Foto: Máquinas processam resíduos orgânicos de um programa de coleta de consumidores em um centro de compostagem. PHILIP ROZENSKI, ISTOCK/GETTY IMAGES PLUS.

Apesar dos esforços diligentes para combater a contaminação nos locais de compostagem industrial, o plástico convencional pode permanecer no composto já acabado.

Isso é de acordo com o Composting Consortium, de Nova York, que divulgou resultados da pesquisas pioneiras sobre contaminação de compostos em um relatório intitulado “Não estrague o solo: o desafio da contaminação em locais de compostagem”.

O consórcio é uma colaboração industrial liderada pelo Centro para a Economia Circular da Closed Loop Partners.

A pesquisa pega dados coletados em campo nas 10 principais bases de operações de compostagem de vários tamanhos localizadas nos EUA, e o relatório quantifica a contaminação na matéria-prima do composto e no composto acabado.

Também discute métodos de descontaminação e o alto custo do gerenciamento da contaminação.

De acordo com o relatório, a coleta de materiais orgânicos nos EUA cresceu 49% desde 2021, mas a maioria das instalações ainda processa apenas resíduos das casas.

Atualmente, cerca de 145 instalações de compostagem comercial em grande escala nos EUA aceitam resíduos alimentares e alguns tipos de embalagens compostáveis.

“Uma das maiores barreiras para uma maior aceitação do desperdício de alimentos e das embalagens compostáveis ​​pelos compostores é a sua preocupação com o aumento da contaminação”, escreve Kate Daly, diretora-gerente do Centro para a Economia Circular da Closed Loop Partners, na introdução do relatório.

Mas tem havido uma falta de informação sobre as taxas de contaminação nas instalações de compostagem dos EUA, os materiais contaminantes e quanto os compostores gastam para lidar com a contaminação.

Com esta pesquisa, o “Composting Consortium… teve como objetivo capturar um conjunto de dados geográfico e operacionalmente diversificado sobre volumes de contaminação e práticas de descontaminação.

Nossas descobertas de campo colocaram à prova cinco crenças comuns, desafiando o que muitas partes interessadas do setor já haviam assumido como fato”, escreve Daly.

Foto: Pesquisadores

As embalagens flexíveis são problemáticas

Plástico e embalagens são a base de várias crenças comuns:

  • Crença nº 1. “O plástico convencional é o contaminante mais comum recebido pelos compostores.” As descobertas do estudo sugerem que isso é verdade. Em média, 85% da contaminação da matéria-prima, em volume, é de plástico convencional.

  • Crença #2. “Permitir embalagens compostáveis ​​nos fluxos de produtos orgânicos leva a taxas de contaminação mais altas.” Isto não é necessariamente verdade. A maioria dos compostores do estudo apresentava contaminação, quer aceitassem embalagens compostáveis ​​ou não. Vários fatores contribuem para os níveis de contaminação da matéria-prima.

  • Crença #3. “A contaminação é um incômodo, mas não afeta negativamente os resultados financeiros do fabricante de composto.” Isto não é verdade. A contaminação impacta significativamente a lucratividade, com os compostores destinando 21% dos custos operacionais, em média, para a remoção da contaminação.

  • Crença #4. “O plástico convencional impacta a qualidade do produto final dos compostores, ameaçando seus negócios e o meio ambiente.” As descobertas do estudo sugerem que isso é verdade. Quatro em cada dez compostores participantes tinham vestígios de plástico flexível convencional no composto que produziram.

  • Crença #5. “As embalagens compostáveis ​​não se decompõem e acabam no composto acabado.” Isso às vezes é verdade; no entanto, o estudo mostrou que oito em cada nove compostores que aceitam produtos compostáveis ​​na sua matéria-prima não tinham nenhum nível detectável de embalagens compostáveis ​​no composto acabado.

Metodologia de estudo de compostagem e contaminantes plásticos.

A metodologia do estudo foi modelada “no Minneapolis Organics Sort 2021, que classificou os materiais em categorias classificadas como orgânicos, papel revestido de plástico, recicláveis ​​e ‘outros contaminantes’”, de acordo com o relatório.

O Composting Consortium adaptou essa abordagem, separando diversas subcategorias de recicláveis, incluindo plástico rígido, plástico flexível e embalagens multimateriais.

Além disso, a equipe de campo mediu materiais e contaminantes tanto em volume quanto em massa.

Medida em massa, a taxa média de contaminação foi de 1,2% em todas as 10 instalações de compostagem.

Entre os nove que aceitam embalagens compostáveis ​​como matéria-prima, o índice médio de contaminação foi de 1%.

O plástico rígido foi o contaminante mais comum.

Em volume, a matéria-prima nas nove instalações que aceitam resíduos alimentares e embalagens compostáveis ​​incluía 3,4% de plásticos convencionais e 22% de embalagens compostáveis.

Dos 3,4% de plásticos, o destaque foi: 1,1% de plástico rígido; 0,2% de filme plástico de sacos de lixo; 1,3% de filme plástico de embalagens, filmes e bolsas; e 0,8% de papel revestido de plástico.

Embora o relatório observe que a análise de contaminação do consórcio é um “instantâneo no tempo, ela é significativa para a indústria, pois pode informar e orientar decisões operacionais no local para mitigar eficazmente a contaminação em grande escala”.

Este Post tem 0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top